A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizará, no próximo dia 3 de julho, uma sessão solene para entregar a Medalha Virgílio Távora aos senadores Cid Gomes (PSB) e Camilo Santana (PT). A cerimônia acontecerá às 18h, no Plenário 13 de Maio, sede do Legislativo estadual.
A homenagem foi proposta pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), por meio de requerimentos subscritos por 25 parlamentares. Considerada uma das principais honrarias concedidas pela Assembleia, a medalha reconhece personalidades que prestaram relevantes serviços ao Brasil, ao Ceará e à defesa da democracia.
Reconhecimento a duas trajetórias políticas
Natural de Sobral, Cid Gomes iniciou a carreira política como deputado estadual e presidiu a Assembleia Legislativa antes de ser eleito prefeito de Sobral por dois mandatos. Também governou o Ceará entre 2007 e 2014 e, atualmente, exerce mandato de senador. Entre as ações destacadas durante sua gestão estão a implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional, a construção de hospitais regionais, o Cinturão das Águas, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e o Cinturão Digital.
Já Camilo Santana, natural do Crato, foi deputado estadual, governador do Ceará por dois mandatos, ministro da Educação entre 2023 e 2026 e hoje também ocupa uma cadeira no Senado. À frente do MEC, participou da implementação do programa Pé-de-Meia, da expansão das escolas de tempo integral, do fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional e da implantação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará.
Honraria leva nome de ex-governador cearense
A Medalha Virgílio Távora leva o nome do ex-governador, deputado federal e senador que marcou a história política do Ceará. Reconhecido por seu papel na modernização administrativa e na implantação de projetos estruturantes, Virgílio Távora é considerado uma das principais referências da gestão pública no estado.

