A Prefeitura de Fortaleza encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Complementar nº 18/2026, que amplia a gratuidade estudantil no transporte coletivo da Capital. A proposta, enviada pelo prefeito Evandro Leitão, garante duas passagens gratuitas por dia para estudantes regularmente matriculados também durante as férias escolares, além dos sábados, domingos e feriados.
A matéria será relatada pelo vereador Aglaylson (PT), vice-líder do Governo na Câmara Municipal, que destaca a iniciativa como mais um passo importante para ampliar o acesso da juventude à cidade e avançar na construção de uma política de mobilidade cada vez mais inclusiva.
Segundo Aglaylson, a proposta representa um avanço concreto na democratização do transporte público e reforça o compromisso da gestão municipal com a educação, a inclusão social e a redução das desigualdades.
“Essa é uma medida que compreende a realidade dos estudantes. A formação dos nossos jovens não acontece apenas dentro da sala de aula. Eles participam de cursos, estágios, atividades esportivas, projetos culturais e ações de qualificação profissional. Garantir o deslocamento nesses períodos é garantir mais oportunidades e mais cidadania”, afirma.
O parlamentar também destaca o impacto positivo da medida para as famílias fortalezenses.
“Estamos falando de um benefício que alivia o orçamento de milhares de famílias e amplia o acesso dos estudantes aos equipamentos públicos, à cultura, ao lazer e às oportunidades de crescimento pessoal e profissional. É uma política que transforma vidas”, ressalta.
Para o vereador, a ampliação do passe livre estudantil também fortalece um projeto maior para a mobilidade urbana da Capital.
“Fortaleza está construindo, de forma responsável e gradual, um novo modelo de transporte público. A ampliação da gratuidade estudantil é mais um passo importante para que a nossa cidade possa se tornar a primeira capital brasileira a alcançar a tarifa zero. Estamos falando de uma política que promove inclusão, gera oportunidades e garante o direito de ir e vir para todos”, defende.
A expectativa é de que a proposta tramite sem maiores dificuldades no Legislativo municipal. Caso seja aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a nova regra passará a valer a partir de julho.
A iniciativa integra o conjunto de ações da gestão do prefeito Evandro Leitão voltadas à ampliação do acesso à educação, à mobilidade urbana e às oportunidades para a juventude fortalezense.

