A Polícia Militar recebeu 58 viaturas com blindagem pelo Governo do Ceará na manhã desta segunda-feira (26). O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT). As viaturas serão distribuídas para sedes da Polícia Militar por todo o Estado. O governador considerou o momento como uma conquista histórica da segurança pública do Ceará e uma “garantia das condições do policial trabalhar em maior segurança”.
O secretário de Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá, pontuou que a medida auxilia na redução de indicadores da violência e da criminalidade. “Para a gente continuar nessa sequência de redução dos indicadores de violência e de criminalidade, a gente precisa estar protegendo e valorizando cada vez mais o nosso servidor”, afirmou. Roberto Sá acrescentou que é obrigação do Estado garantir maior segurança possível para que o policial volte com segurança à sua casa.
A aprovação
A aprovação do projeto pela Assembleia Legislativa do Ceará foi colocada por Elmano como uma comprovação de que o órgão está ao lado do governo no combate ao crime organizado no Estado. O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB) pontou que o momento é de muita alegria diante da medida aprovada.
“Nunca se legislou tanto no Ceará em termos de segurança. O senhor colocou na Constituição do Estado que não há limite orçamentário para se gastar com segurança. O senhor colocou o sistema estadual de metas em pecúnia ao policial, mais de R$ 100 milhões investidos”, destacou.
O governo diminuiu em mais de 10% os homicídios em Fortaleza, mais de 7% no Estado do Ceará. Com o investimento em armamento, viaturas com blindagem, novas tecnologias e drones, o Estado garante a melhoria na qualidade da segurança pública.
“Coloca recurso, investindo, e o mais importante, no capital humano do policial militar, do policial civil, que sai de casa todo dia para proteger a população, realizando agora a maior quantidade de concursos públicos da história”, afirmou Aldigueri.
Autonomia
A Secretaria de Segurança Pública e o Comando da Polícia Militar tiveram total autonomia para definir o melhor ponto de vista técnico, operacional e científico. Dessa forma, as viaturas atuam da maneira mais adequada com base em várias análises.
“É assim que a Polícia Militar decidiu que seria a sua viatura, coerente com o seu fardamento, coerente com as novas técnicas operacionais da Polícia Militar pelo mundo afora”, finalizou Elmano.
Além dos representantes citados, durante a entrega estavam presentes o secretário da Administração Penitenciária Mauro Albuquerque, o delegado da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, o comandante adjunto com o grupo de bombeiros, o coronel Wagner e o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Sampaio. A deputada federal, Fernanda Pessoa também representou a Alece no momento.

