O primeiro Clássico-Rei de 2026, realizado na tarde do último domingo (8), em Fortaleza, foi marcado por uma grande operação das forças de segurança do Ceará. A ação ostensiva e integrada coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) resultou na captura em flagrante de mais de 350 pessoas, entre adultos e adolescentes, envolvidas em confrontos entre torcidas organizadas.
De acordo com informações da Polícia Militar do Ceará (PMCE), os suspeitos foram detidos em diferentes pontos da capital e encaminhados para unidades da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Eles estão sendo ouvidos e podem responder por crimes como associação criminosa, corrupção de menores, lesão corporal, desacato, desobediência, resistência e tumulto, conforme previsto na Lei Geral do Esporte. As ações também contaram com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).
Durante as operações, as forças de segurança apreenderam diversos materiais ilícitos, incluindo artefatos explosivos artesanais, socos-ingleses, drogas, ripas de madeira, balaclavas, smartphones, veículos e outros objetos utilizados nos confrontos. Todo o material foi apresentado nas delegacias responsáveis pelos procedimentos.

Ocorrências em diferentes bairros de Fortaleza
Uma das principais ocorrências foi registrada no bairro Edson Queiroz, na Área Integrada de Segurança Pública 19 (AIS 19). No local, equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) conduziram 184 pessoas, sendo 103 adultos e 81 adolescentes, integrantes de torcidas rivais, para a Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), vinculada ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Com o grupo, foram apreendidos rojões, socos-ingleses, entorpecentes, isqueiros, smartphones e artefatos explosivos improvisados.
Já no bairro Vila Velha, área pertencente à AIS 20, o Comando Tático Motorizado (Cotam) da PMCE atuou em outro confronto, que resultou na condução de 165 pessoas à Draco. Segundo a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, três pessoas ficaram feridas durante o conflito e precisaram de atendimento médico.
No bairro Passaré (AIS 19), equipes do CPRaio levaram oito adultos ao 13º Distrito Policial, onde foram autuados por associação criminosa e tumulto. Com eles, foram apreendidos um artefato explosivo artesanal, uma ripa de madeira, maconha, aparelhos celulares, além de uma motocicleta e um automóvel.
Ainda no decorrer das ações de segurança relacionadas ao Clássico-Rei, um adolescente e um adulto foram capturados no bairro Bom Jardim (AIS 17), também por envolvimento em brigas entre torcedores. No Passaré, outro homem foi detido após ser flagrado transportando três artefatos explosivos artesanais dentro de um veículo. As ocorrências seguem em andamento, conforme informado pela SSPDS.

