O governador Elmano de Freitas (PT) destacou, em discurpo postado em suas redes sociais, que a unica forma de vencer o crime organizado no Brasil é com a união de todos os poderes.
“Para vence-los, organização dos estados com o Poder Judiciário e com o ministério público”, pontuou Elmano.
As prisões de pessoas faccionadas cresceram mais de 100% em Fortaleza, e mais de 50% no Ceará, com ações também em parceria com o poder judiciário.
Ainda segundo o chefe do Executivo estadual, “muita força” e “uma legislação dura” são o caminho.
Com a mais recente Operação Integração Saturação Total, as Forças de Segurança do Ceará realizaram em uma semana, 135 prisões em operações contra organizações criminosas em território cearense.
Das mais de 130 prisões, 95 correspondem a suspeitos de envolvimento com grupos criminosos e atos como a soltura de fogos de artifício e pichações.
A operação “Knockdown” resultou em sete capturas de suspeitos de integrar um grupo criminoso de origem carioca, com participação em associação para o tráfico, roubo e adulteração de veículo automotor. Das prisões, duas foram em flagrante e outras cinco foram cumpridas por mandado judicial.
Em Sobral, a ação integrada cumpriu cinco prisões preventivas contra suspeitos de integrar grupo criminoso, além de 14 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de 14 contas bancárias.
Já a operação Obstaculum cumpriu 28 mandados de prisão, sendo 12 contra pessoas que já estavam detidas e 12 de busca e apreensão na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza.
Tambem para estabelecer alianças com empresas e instituições tecnológicas e reforçar o combate ao crime organizado, Elmano acompanhou o presidente Lula (PT) em missão oficial a Nova York, nos Estados Unidos.

