Mais de 100 localidades registraram precipitações entre 7h de quarta-feira (4) e 7h desta quinta-feira (5), conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As informações foram atualizadas atŕ às 10h.
O número de municípios com registros de chuva é considerado dinâmico, já que as medições são atualizadas ao longo do dia. Até o último levantamento, o maior acumulado no período de 24 horas foi observado em Beberibe, no Litoral Leste, com 83 milímetros.
Na sequência aparecem Fortaleza, com 75,2 mm; Ocara, no Maciço de Baturité, com 75 mm; e Aquiraz, com 71 mm. Também se destacam municípios como São Luís do Curu e Iguatu, ambos com registros de até 65 mm.
Na Grande Fortaleza, apesar de os volumes não terem sido tão elevados em comparação a outras regiões, a madrugada foi marcada por intensa atividade elétrica, com raios, relâmpagos e trovões. A capital cearense permanece sob aviso de “perigo potencial” devido às condições meteorológicas, com validade até o sábado (7), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No início da manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil de Fortaleza (DCFor) emitiu alerta de previsão moderada para chuvas intensas até as 12h. O comunicado, enviado por SMS à população, orienta: “Fique atento e abrigue-se. Risco de alagamentos e raios”.
Maiores chuvas registradas no Ceará em 24 horas
– Beberibe (Posto: Beberibe): 83 mm
– Fortaleza (Posto: Pici): 75,2 mm
– Ocara (Posto: Açude Batente): 75 mm
– Aquiraz (Posto: Sítio Sapucaia Fagundes): 71 mm
– São Luís do Curu (Posto: São Luís do Curu): 65 mm
– Iguatu (Posto: Barro Alto): 65 mm
– São Benedito (Posto: Sítio Inhare): 61 mm
– Iguatu (Posto: Baú): 60 mm
– Umari (Posto: Umari): 53 mm
– São Gonçalo do Amarante (Posto: Croatá): 53 mm
Avisos meteorológicos
Todo o Ceará está sob aviso de “perigo potencial” para chuvas e ventos intensos desde a quarta-feira (4) até as 10h do sábado (7). Segundo o Inmet, os acumulados podem chegar a 50 mm por dia, com ventos de até 60 km/h.
Além disso, um segundo aviso, classificado como de “perigo”, está em vigor para 89 municípios cearenses até as 23h59 desta quinta-feira (5). Nesse caso, há possibilidade de chuvas mais severas, com volumes de até 100 mm e rajadas de vento que podem alcançar 100 km/h.

