O paciente Lourival da Silva, 62, e a cuidadora Rozelani Pereira, 54, oficializaram a união em uma cerimônia realizada no último dia 14 de agosto dentro da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), em Fortaleza. Internado na unidade desde fevereiro, Lourival realizou o sonho com apoio da equipe de saúde, familiares e amigos.
O evento foi conduzido pela juíza Vanda Gomes e teve música do fisioterapeuta Jeanderson Oliveira, servidor da própria instituição.
História de amor
Os dois se conheceram na adolescência em Itatira (CE), mas se separaram quando Lourival deixou a cidade aos 20 anos em busca de trabalho. Foram duas décadas afastados até o reencontro, em 2010, quando retomaram a relação.
Em 2024, Lourival foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o que adiou os planos de casamento. O desejo, no entanto, foi compartilhado com a assistente social Meyrianne Nogueira, que, junto com outros profissionais da CCC, articulou o apoio necessário para a cerimônia.
Significado
“Ficamos sensibilizados com a história e buscamos facilitar todos os encaminhamentos. Foi um momento de muita emoção para todos e esperamos que seja também inspiração para outros pacientes”, afirmou Meyrianne.
Atualmente, mais de 260 pacientes já passaram pela Casa de Cuidados, unidade da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) voltada para acompanhamento de pessoas em reabilitação e cuidados prolongados.
Fonte: Governo do Estado