Para celebrar a diversidade, a inclusão e o protagonismo da população LGBTI+, Fortaleza recebe, entre os dias 18 e 20 de dezembro, o 2º Festival Ceará da Diversidade, realizado pela Secretaria da Diversidade do Ceará (Sediv) e pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). O evento acontecerá em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Hub Cultural Porto Dragão e a Escola Porto Iracema das Artes e o Instituto Dragão do Mar (IDM), que sediam as atividades.
A programação reúne ações dedicadas ao fortalecimento de políticas públicas voltadas à população LGBTI+, seminários, oficinas, feira de empreendedorismo, shows, performances, ballroom, DJs, desfiles, literatura e cinema.
O acesso é gratuito e, como gesto de solidariedade, o evento incentiva a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao programa Ceará Sem Fome. Toda as atrações estão disponíveis no perfil do Instagram da Sediv.
“Vida em movimento, orgulho que sustenta” será o tema do festival, que busca consolidar-se enquanto evento político-cultural-formativo sobre diversidade de gênero e sexualidade no Ceará e ampliar espaços de diálogo e fortalecer a presença da comunidade na vida pública.
Programação
Na próxima quinta-feira (18), primeiro dia do festival, no auditório do Centro Dragão do Mar, destaca-se a instalação da Comissão Estadual Intergestores da Política LGBTI+, que terá primeira reunião restrita a gestores municipais e convidados, a partir das 9h.
Outro momento importante é o Seminário Estadual de Enfrentamento à LGBTIfobia no futebol, no mesmo local, às 13h, atividade aberta ao público. A ideia é debater com especialistas, gestores públicos, representantes da sociedade civil e pessoas interessadas em esporte e promover a inclusão e a diversidade no meio esportivo.
Mais tarde, às 18h, ocorrerá o Encontro Cearense de Organizadores de Paradas LGBTI+. Realizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) em parceria com a Sediv, o espaço abordará o impacto das Paradas da Diversidade na valorização cultural, no fortalecimento do turismo e na dinamização da economia LGBTI+, assim como a contribuição dos eventos para a visibilidade, inclusão e desenvolvimento social.
A abertura oficial, contudo, será na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, na sexta-feira (19), às 20h, que acolherá boa parte das apresentações artísticas. Neste dia, vão discotecar DJ Silas e Coletivo Numalaje, enquanto sobem ao palco a artista cearense Camaleoa, convidando Mumutante, Carú Lina, Fabiano Brandão e Di Ferreira. Fechando a noite, a artista paraense Jaloo.
Feira de Empreendedorismo
Além dos shows e performances, o festival promove a Feira de Empreendedorismo LGBTI+, espaço dedicado ao protagonismo econômico da comunidade, que acontecerá também na Praça Verde do Dragão do Mar. Com foco na geração de renda, visibilidade e autonomia econômica, o espaço reunirá 15 empreendedores mapeados pelo Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+.
Além dos expositores, o espaço contará com estandes de oportunidades de emprego, em parceria com a Secretaria do Trabalho, SINE/IDT, ativações institucionais e serviços do Ceará Credi, ampliando o acesso a crédito, qualificação e orientação para pequenos negócios.

