Os voos entre Fortaleza e Foz do Iguaçu, no Paraná, e entre Fortaleza e Montevidéu, capital do Uruguai, começaram a operar neste sábado (29). A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas (PT), que destacou ainda que a rota para a cidade paranaense já registrou mais de 90% de ocupação.
Os novos voos foram anunciados neste ano, no último dia 15 de julho. As rotas são administradas pela companhia Gol Linhas Aéreas.
De acordo com o chefe do Executivo, a expansão da malha aérea cearense reforça a estratégia do Estado em “conectar o Ceará ao Brasil e ao mundo”. A meta é, fortalecendo o turismo, atrair mais investimentos e gerar oportunidades para a população, como destacou o governador.
O secretário estadual do Turismo, Eduardo Bismark (PDT), demonstrou satisfação com o momento vivido pelo estado. “O resultado reflete uma visão estratégica, que amplia o acesso ao Ceará e atrai turistas da Tríplice Fronteira [Paraguai, Brasil e Argentina]. É um acerto da gestão, fortalecendo conexões e tornando Fortaleza ainda mais atrativa”, ressaltou.
Com o voo para a capital uruguaia, o Ceará chega a seis novos voos internacionais desde 2023: Para Buenos Aires, na Argentina; para Orlando, nos EUA; para Santiago, no Chile; Lisboa, em Portugal; e Caiena, na Guiana Francesa. Além desses, um voo para Madri, na Espanha, começará a operar em janeiro de 2026.
“Seguimos trabalhando para levar desenvolvimento e abrir novas portas para o nosso estado”, disse Elmano.
Neste ano de 2025, ainda conforme o governador, o Estado recebeu 2,7 milhões de turistas.
Dentre os estrangeiros, entre os meses de janeiro e outubro, foram 90.449 turistas que desembarcaram em voos diretos, um crescimento de 25,34% em relação ao mesmo período de 2024.

