O programa Um Lugar de Fala, da Alece TV (canal 31.1), debate, nesta segunda-feira (15/09), a chamada “adultização” precoce de crianças e adolescentes, assim como os perigos da exposição desregulada nas redes sociais. Além disso, a edição analisa a “infantilização” da nova geração de adultos e como os dois fenômenos estão interligados.
As convidadas para a discussão são a psicóloga Vitória Rodrigues e a advogada Giovanna Calonni, pesquisadora do programa Cientista Chefe de Direitos Humanos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e assessora jurídica do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca Ceará).
Entre os destaques do programa estão as consequências da infantilização de adultos para o desenvolvimento saudável das crianças; como a imaturidade prejudica a capacidade de autocuidado e autoproteção; o que a exposição infantil a ambientes inadequados pode gerar; e a necessidade de criação de regras para proteger crianças no uso das redes sociais.
Um Lugar de Fala tem produção de Isabela Gurgel e apresentação das jornalistas Cibele Couto e Janaina Gouveia. As imagens são dos cinegrafistas Salomão Costa e Pedro Paulo. O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 12h, na Alece TV (canal 31.1). Além disso, fica disponível na plataforma Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Geimison Maia

