Close Menu
Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Menu
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Meio Ambiente
    • Ciência
    • Concursos
    • Cultura
    • Economia
    • Tecnologia
    • Inovação
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo
    • Ciência
    • Giselle Dutra
    • Ranne Almeida
    What's Hot

    Veja o que funciona durante o feriado de Finados, 2 de novembro, em Fortaleza

    novembro 1, 2025

    Arquidiocese de Fortaleza divulga horários de missas do Dia de Finados

    novembro 1, 2025

    Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado

    novembro 1, 2025
    X (Twitter) Instagram YouTube RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Canal Whatsapp
    • Home
    • Notícias
      • Ceará
      • Brasil
      • Mundo
    • Entretenimento

      Assista se tiver coragem: 10 filmes perfeitos para ver no Dia das Bruxas

      outubro 31, 2025

      Filho de Arnold Schwarzenegger impressiona ao exibir transformação física após perder mais de 13 kg; veja fotos

      outubro 30, 2025

      Prestes a vir ao Brasil, Ariana Grande muda de visual e volta a ser morena

      outubro 29, 2025

      Vinicius Júnior assume namoro com Virginia Fonseca

      outubro 28, 2025

      Isabel Veloso diz que precisou ir para a UTI após transplante

      outubro 28, 2025
    • Tecnologia

      Vazamento expõe 180 milhões de senhas e e-mails do Gmail. Saiba se sua conta foi afetada

      outubro 28, 2025

      Apagão na nuvem da Amazon derruba aplicativos e serviços ao redor do mundo

      outubro 20, 2025

      iPhone 17 deve ser lançado nesta terça-feira (9); veja o que já se sabe sobre novidades da Apple

      setembro 8, 2025

      Android vai exigir verificação de identidade até em apps baixados fora da Play Store

      setembro 3, 2025

      O que é realidade virtual? Entenda como funciona e aplicações

      setembro 3, 2025
    • Saúde e Bem-Estar

      Controlar açúcar na infância previne doenças cardíacas na vida adulta

      outubro 31, 2025

      Mortes por intoxicação por metanol chegam a 10 no Brasil; são 53 casos confirmados

      outubro 23, 2025

      Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama: ministério reforça medidas de prevenção

      outubro 20, 2025

      Comer bem é um privilégio? Os impactos da cultura de consumo na alimentação dos brasileiros

      outubro 7, 2025

      Sesa inicia Campanha Nacional de Multivacinação com foco em crianças e adolescentes de até 15 anos de idade

      outubro 6, 2025
    • Colunas
      • Giselle Dutra
      • Ranne Almeida
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco

    SUS completa 35 anos como principal rede de assistência para 76% dos brasileiros

    By Agência Cearensesetembro 19, 2025 Brasil
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    “Foi na Unidade Básica de Saúde que fiz meu pré-natal, recebi todas as vacinas e onde meu filho nasceu com segurança. Hoje, quando ele adoece, sei que posso contar com o SUS.” O depoimento é da técnica de enfermagem Ana Célia dos Santos, moradora da área rural de São Raimundo Nonato (PI). Ela traduz em palavras o que o Sistema Único de Saúde (SUS) representa na vida de milhões de brasileiros: confiança e acolhimento. Nesta sexta-feira (19/9), o SUS completa 35 anos e se consolida como o maior sistema público, gratuito e universal de saúde. Resultado do movimento histórico da 8ª Conferência Nacional de Saúde (1986), o SUS ganhou forma na Constituição de 1988, que definiu a saúde como direito de todos e dever do Estado. Em 1990, a Lei nº 8.080 regulamentou o sistema em todo o território nacional. Antes do SUS, apenas trabalhadores formais vinculados à Previdência Social tinham atendimento garantido nos hospitais públicos. Na prática, apenas 30 milhões de pessoas eram beneficiadas. Para o restante da população, a alternativa era a caridade, serviços filantrópicos ou o pagamento direto. Hoje, toda a população tem direito aos atendimentos – 76% dependem diretamente do SUS, o que representa 213 milhões de pessoas. Por ano, o SUS realiza 2,8 bilhões de atendimentos e conta com cerca de 3,5 milhões de profissionais em atuação. Uma das ações que consolidou o cuidado integral no SUS foi a Estratégia Saúde da Família (eSF). Lançada em 1994, é um modelo inovador da Atenção Primária à Saúde (APS), que coloca a saúde no centro das necessidades da pessoa, da família e do território. As equipes estão presentes em todas as regiões do país com ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento em UBS das cidades, mas também em áreas remotas, fluviais, consultórios na rua e território indígena.

    ‘O SUS me devolveu a vida’

    O Brasil tem a maior rede pública de transplantes do mundo. Em 2024, o país bateu recorde histórico no SUS, com 30 mil procedimentos. Além de realizar, gratuitamente, serviços de altíssima complexidade como transplantes, a rede pública fornece os medicamentos imunossupressores, necessários para toda a vida dos transplantados. Robério.png Foto: Arquivo pessoal Robério Melo, brasiliense de 52 anos, descobriu em 2017 que 90% de seu fígado estava comprometido por uma doença rara. Ouviu dos médicos que teria apenas três dias de vida. No terceiro dia, graças ao SUS, recebeu um transplante de fígado no Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF. Hoje, Robério dedica sua vida a apoiar pacientes e a fortalecer a cultura da doação de órgãos.
    Eu renasci. O SUS me devolveu a vida. Essa segunda chance me transformou e hoje dedico minha trajetória a mostrar que doar órgãos é doar vida, e sou a prova viva de que a solidariedade salva”, afirma Robério
    A luta contra a Covid-19 deixou marcas de superação e o SUS teve um papel decisivo no período. “Eu acredito muito na força do coletivo. Me recordo que, durante a pandemia, a gente viu que nós podemos realizar e cuidar de forma eficaz da saúde do povo. A atenção primária foi essencial durante a pandemia e ela é essencial para que o SUS funcione!”, relembra a agente comunitária de saúde de Natal (RN), Cintia Fernanda de Lima, que atua há 26 anos no SUS. Rodrigo Silva Souza, 27 anos, morador de Paracatu (MG), foi diagnosticado com Covid-19 em abril de 2021, quando acreditava ter apenas uma dor de garganta. Em Brasília, a mãe percebeu a gravidade e o levou ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), onde ficou internado por quase uma semana, dependente de oxigênio. “Cheguei a ter 50% do pulmão comprometido. Mesmo com o hospital lotado e gente chegando toda hora, o SUS cuidou de mim com atenção. Foi o que salvou minha vida”, recorda Rodrigo.

    SUS presente

    Tragédias como a da Boate Kiss, em 2013, mostraram a força do SUS em emergências. A Força Nacional do SUS (FN-SUS) montou um núcleo de atenção psicossocial em Santa Maria (RS), apoiou o resgate e organizou a transferência de pacientes para hospitais de referência. Nas enchentes do Rio Grande do Sul, em 2024, o SUS garantiu o atendimento em hospitais de campanha, com reforço à vacinação e apoio psicossocial a milhares de pessoas. Em janeiro de 2023, o Ministério da Saúde decretou Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) na terra Yanomami – a maior crise humanitária em território indígena. Dois anos depois, os dados do primeiro trimestre de 2025 apontam uma redução de 33% no número de óbitos. Neste período, o número de óbitos em relação a doenças respiratórias caiu 45%, a queda por malária foi 65% e 74% por desnutrição.

    Linha do tempo

    O SUS conta com o maior programa público de vacinação da América Latina, o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Hoje, disponibiliza 48 imunobiológicos, sendo 31 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas. As ações contribuíram para marcos como a erradicação da poliomielite, em 1994, até resultados mais recentes como a recertificação de país livre de sarampo pela OPAS. Além disso, o Brasil foi pioneiro na oferta de vacina contra a dengue. A trajetória de fortalecimento do SUS é marcada também pela criação do SAMU 192 (2003), do Brasil Sorridente (2004), do Farmácia Popular (2004), da Hemobrás (2004), da Rede Cegonha – atual Rede Alyne (2011), do Programa Mais Médicos (2013), do Brasil Saudável (2024), do Agora Tem Especialistas (2025) e tantas outras políticas e programas. Desde 2023, o Governo Federal retomou a agenda voltada ao fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde com medidas para reduzir a dependência do Brasil. A expectativa é que, em até dez anos, 70% das necessidades do SUS em medicamentos, equipamentos e vacinas sejam produzidos no país.

    Desafios e o futuro do SUS

    Para enfrentar um dos desafios históricos que é o tempo de espera na rede pública, o Ministério da Saúde lançou o programa Agora Tem Especialistas, com foco em seis áreas estratégicas: oncologia, cardiologia, ginecologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. A expansão da telessaúde, que pode reduzir em até 30% o tempo de espera por atendimento especializado no SUS, é um dos eixos do programa. Em 2024, foram 2,5 milhões de atendimentos em telessaúde. Com o Novo PAC Saúde, o governo federal garante novas obras, equipamentos e veículos para fortalecer o SUS em todo o país. São novas UBS, salas de teleconsulta, unidades odontológicas móveis, policlínicas, maternidades, Centros de Atenção Psicossocial e novas ambulâncias do SAMU 192. A meta é universalizar o serviço de emergência até o final de 2026 e ele agora está presente, também, em território indígena, com atendimento 24h e profissionais bilíngues.

    A saúde que chega antes mesmo de você notar

    O SUS vai muito além dos hospitais e unidades de saúde — ele está no copinho de água que você bebe, no alimento seguro que consome, na ambulância que chega em minutos, no controle de epidemias e até na regulação de medicamentos. Não é apenas hospital: é rede, prevenção, ciência e proteção social. Card SUS 35 anos.jpeg Fonte: Ministério da Saúde “Eu espero que nos próximos anos tenhamos um SUS cada vez mais forte em todas as regiões do país. Que ele chegue a cada pessoa e tenha cada vez mais um olhar para além da saúde” – Eleuza Procópio de Souza Martinelli, enfermeira, 65 anos, atua há 30 anos no SUS “O SUS dá toda a assistência para a gente. Se não fosse o SUS o que seria da gente?” – Lucicleide Maria da Silva, agricultora, 48 anos, paciente do SUS “O que é mais gratificante de trabalhar no SUS é poder dar ao paciente aquilo que ele não conseguiria em outro lugar, é poder ouvi-lo, acompanhá-lo, tratar não apenas dele, mas de toda a família, de criar esse vínculo e ver a evolução ao longo dos anos” –  Cláudia Adriana, dentista, 53 anos, atua há mais de 20 anos no SUS “O SUS é algo que me dá orgulho: de ter brasileiros lutando por brasileiros, de levar informação, atenção e cuidado aos que mais precisam. O SUS muda vidas. Mudou a minha” – Gelson de Oliveira, 60 anos, bailarino aposentado, paciente do SUS Fonte: Governo Federalbrasil
    Faça seu comentário
    destaque saúde
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

    LEIA TAMBÉM

    Apostas para a Mega da Virada começam neste sábado

    novembro 1, 2025

    Governo oferecerá cursos gratuitos para obtenção de CNH

    outubro 31, 2025

    Controlar açúcar na infância previne doenças cardíacas na vida adulta

    outubro 31, 2025
    LEIA +

    Receba notícias em seu e-mail

    Cadastre seu e-mail e receba as últimas notícias em primeira mão sobre tudo o que acontece no Ceará e no mundo em tempo real!

    Ceará

    Veja o que funciona durante o feriado de Finados, 2 de novembro, em Fortaleza

    novembro 1, 2025

    Arquidiocese de Fortaleza divulga horários de missas do Dia de Finados

    novembro 1, 2025

    Abertura das atas de Padre Cícero marca início da nova fase no processo de beatificação

    novembro 1, 2025
    Brasil

    Apostas para a Mega da Virada começam neste sábado

    novembro 1, 2025

    Governo oferecerá cursos gratuitos para obtenção de CNH

    outubro 31, 2025

    Governo do RJ começa a divulgar identidade de mortos em operação e confirma 4 cearenses

    outubro 31, 2025
    Mundo

    Veja quem são os 20 reféns vivos libertos pelo Hamas

    outubro 13, 2025

    Líderes celebram acordo em Gaza e discutem implementação

    outubro 10, 2025

    Luizianne e outros brasileiros serão transferidos de Israel para Jordânia nesta terça, 7

    outubro 7, 2025

    Israel deporta Greta Thunberg e outros 170 ativistas de flotilha

    outubro 6, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp RSS
    • Home
    • Ceará
    • Entretenimento
    • Tecnologia
    • Saúde e Bem-Estar
    • Redação
    © 2025 Agência Cearense - Desenvolvido por Abelha Soluções.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.