O Supremo Tribunal Federal (STF) vai abrir, nesta quinta (28) e sexta (29), o credenciamento para o público interessado em acompanhar de perto o julgamento da ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado atribuída ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a outros sete acusados.
A Corte definiu que a sessão acontecerá na sala da Primeira Turma, com capacidade para 120 pessoas. Desse total, 80 vagas foram destinadas à imprensa nacional e internacional, enquanto os demais assentos estarão reservados a advogados e réus.
Cronograma do julgamento
Os ministros programaram sessões diárias até 12 de setembro, prevendo que a análise do caso dure pelo menos duas semanas. Além dos cinco ministros da Turma, também estarão presentes o procurador-geral da República Paulo Gonet e as defesas dos réus.
Crimes atribuídos pela PGR
A Procuradoria-Geral da República pede a condenação de todos os denunciados, elencando cinco crimes graves:
-
integrar organização criminosa armada;
-
tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito;
-
golpe de Estado;
-
dano qualificado contra o patrimônio da União;
-
destruição de patrimônio tombado.
Caso três dos cinco ministros votem pela condenação, o colegiado formará maioria e seguirá para definir o tempo de prisão de cada acusado.
Regras de acesso e segurança
O credenciamento, disponível no site do STF, será obrigatório tanto para o público quanto para advogados ligados a outros núcleos da investigação. Nos dias de sessão, o tribunal contará com policiamento reforçado, revistas, raio-x e bloqueio de acessos para evitar tumultos e garantir a segurança. Além disso, telões serão instalados em pontos externos do tribunal para que mais pessoas possam acompanhar o julgamento.
👉 Com informações do UOL

