A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta segunda-feira (17), a reforma do Posto de Saúde Dr. José Iraguassu Teixeira, conhecido como posto Floresta, localizado no bairro Álvaro Wayne, na Regional 1. Com investimento de R$ 5,2 milhões, esta é a sétima unidade básica de saúde entregue pela atual gestão.
O equipamento foi totalmente reformado e modernizado para garantir mais conforto e qualidade no atendimento aos mais de 24 mil usuários cadastrados no posto de saúde.
“Este é o sétimo posto entregue pela nossa gestão num esforço contínuo de melhoria das unidades de saúde da Capital, com outros 17 a serem entregues nos próximos meses. A população da região também receberá, em breve, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), fortalecendo o cuidado integral com a saúde”, revelou o prefeito Evandro Leitão (PT) em publicação nas redes sociais.
A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, destacou a reforma dos espaços e comentou que a implantação de uma nova farmácia na unidade está sendo estudada. “Além da estrutura, que ficou totalmente reformada, a farmácia, que a gente chama de básica, e a farmácia polo estão aqui. A gente quer, no futuro, ampliar essa farmácia para trazer a farmácia de alto custo para cá. O objetivo é descentralizar o serviço para amenizar a quantidade de filas em outros locais”.
Equipamento requalificado
A unidade requalificada conta com 20 consultórios, incluindo um ginecológico; sala de procedimentos, sala de vacinas e sala de observação; duas farmácias (Polo e Básica), além do serviço de Farmácia Clínica; e três cadeiras odontológicas para atendimentos básicos.
A equipe é composta por sete equipes de Saúde da Família, duas equipes de Saúde Bucal e 32 Agentes Comunitários de Saúde.
Com obra executada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e coordenação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o posto passou por reformas, incluindo substituição completa de cobertura, pisos e revestimentos; e adequações para acessibilidade.
A Prefeitura garantiu que manteve a continuidade dos atendimentos em outros equipamentos durante a reforma.

