O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi indicado em quatro categorias no Oscar 2026: melhor ator, melhor filme internacional, melhor filme e melhor direção de elenco. A lista foi anunciada na manhã desta quinta-feira (22). A cerimônia dos melhores do cinema acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como em 2025, a 98ª edição da premiação americana vai contar com o comediante Conan O’Brien como apresentador.
Vencedor de diversos prêmios, entre eles os de “Melhor Filme de Língua Não-Inglesa” e “Melhor Ator em Filme de Drama” no Globo de Ouro 2026, o filme é ambientado em Pernambuco, no Nordeste brasileiro, e possui artistas cearenses em seu elenco: Geane Albuquerque e Robério Diógenes.
OSCAR DA CIDADE DE DEUS
O “Agente Secreto” recebeu quatro indicações ao Oscar 2026 e empatou com o recorde de “Cidade de Deus”, em 2004. No Oscar 2004, “Cidade de Deus” recebeu quatro indicações até então inéditas para o Brasil. O filme foi lembrado em quatro categorias naquele ano
- direção (Fernando Meirelles);
- roteiro adaptado (Bráulio Mantovani);
- montagem (Daniel Rezende);
- e fotografia (César Charlone).
História do filme
“O Agente Secreto” coloca Wagner Moura na pele de Marcelo, um professor que desembarca na capital pernambucana em pleno 1977 fugindo de ameaças em São Paulo para tentar reencontrar o filho.
Na edição do ano passado, “Ainda estou aqui” venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional. Foi a primeira estatueta conquistada pelo Brasil na história da premiação

