Entre as fontes ouvidas para esclarecer o assunto e apontar causas do problema, está o Leonardo Trinca, especialista em lentes de contato, facetas de resina estratificado e porcelanas, e também CEO da Trinca Odontologia Integrada. Segundo o especialista, a culpa muitas vezes não é do paciente ou do material, mas sim de como o procedimento foi realizado.
Segundo a cirurgiã-dentista Dra. Diana Fernandes, o mau hálito não é causado pelas lentes em si, mas pode surgir quando ocorrem erros na instalação ou falhas na higiene bucal.
“Se não houver uma limpeza adequada ou se as lentes forem mal ajustadas, há acúmulo de placa bacteriana, o que favorece o mau cheiro e até inflamações como a gengivite”, explica.
O que são lentes de contato dentais?
Essas lentes são lâminas ultrafinas de porcelana ou resina colocadas sobre os dentes para corrigir imperfeições estéticas, como um espaço ou algum pequeno detalhe que incomoda o paciente. O resultado costuma ser um sorriso harmônico e branco e exige cuidados rigorosos.
“O uso de escova adequada, fio dental diário e visitas regulares ao dentista são essenciais para manter a saúde e a estética ao mesmo tempo”, alerta a especialista.
Além da má escovação, a dentista afirma que erros técnicos na colocação das lentes também podem contribuir para o problema. “Se sobra espaço entre a lente e o dente, ou há excesso de cimento, esses locais viram verdadeiros esconderijos de resíduos alimentares e bactérias”, explica Dra. Diana.
Fonte: R7 e Terra.

