A Prefeitura de Fortaleza estuda transformar a Avenida Dom Luís em espaço de lazer em dias determinados, nos moldes da Avenida Paulista, em São Paulo. A informação foi dada pelo secretário da Regional 2, Márcio Martins, nesta terça-feira (26).
De acordo com o gestor, a medida já conta com aval do prefeito Evandro Leitão e está em análise pelo setor de mobilidade da SCSP. “Estamos vendo se em setembro ampliamos para uma reunião mais prática. Por enquanto, é um desejo. Temos vontade de fazer isso acontecer”, disse.
Modelos de inspiração
A proposta se baseia na experiência paulista, onde a Avenida Paulista é fechada aos domingos para se tornar palco de atividades culturais, esportivas e gastronômicas. O projeto “Ruas Abertas”, implementado em 2016, já foi replicado em outros pontos da capital paulista.
Em Fortaleza, a iniciativa mais próxima foi o Corredor Cultural do Benfica, entre 2017 e 2023, que bloqueava parte da Av. da Universidade para feiras e apresentações. Atualmente, a cidade já promove o Ciclofaixa de Lazer, que destina trechos de grandes avenidas aos ciclistas e pedestres todos os domingos.
Tradição e debates anteriores
A possibilidade de fechamento de ruas para o lazer já esteve em debate no Legislativo municipal. Em 2017, a vereadora Eliana Gomes sugeriu bloquear vias da orla, áreas verdes e ruas da periferia para atividades esportivas e culturais aos domingos. O projeto, no entanto, foi arquivado.
Com quase dois quilômetros de extensão e concentrando bares, restaurantes e prédios comerciais, a Dom Luís pode se tornar, caso o projeto avance, um novo polo cultural e de convivência para os fortalezenses.
Com informações do Diário do Nordeste

