Neste sábado (22) o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), comandou reunião com a cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para definição de estratégias e de novos investimentos. O encontro foi conduzido com foco no fortalecimento das ações policiais em todo o Estado.
A determinação do Governador ficou evidenciada ao defender atuação firme das Forças de Segurança, sempre dentro dos limites legais. A orientação busca ampliar a capacidade de resposta das corporações diante das ocorrências registradas nos municípios cearenses.
O esforço concentrado da gestão tem como meta ampliar a sensação de tranquilidade da população, com prioridade para ações preventivas e planejamento integrado entre as instituições do sistema de segurança.
“Sábado de muito trabalho, agora reunido com a cúpula da Segurança Pública definindo estratégias e investimentos para fortalecer ainda mais a ação da Polícia em nosso estado. A minha determinação é ir pra cima dos bandidos, com a firmeza que for necessária, dentro da lei. Seguimos trabalhando, sem medir esforços, para garantir tranquilidade para os cearenses”, disse Elmano de Freitas em publicação nas redes sociais.
Participaram do encontro com Elmano de Freitas titular da SSPDS, Roberto Sá; o secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social, Roberto Alzir Dias Chaves; o secretário-executivo de Ações Integradas e Estratégicas, Sérgio Pereira dos Santos; o comandante-geral da Polícia Militar (PMCE), coronel Sinval Sampaio; o delegado-geral da Polícia Civil (PCCE), Márcio Gutiérrez; o perito-geral da Perícia Forense (Pefoce), Júlio Torres; e o titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa.
NOVAS DIRETRIZES
A reunião resultou na definição de prioridades imediatas, incluindo reforço operacional, expansão de equipamentos e intensificação de ações de inteligência. O alinhamento entre as equipes garantiu atualização de protocolos e revisão de metas de enfrentamento ao crime.
O encontro também consolidou compromisso com investimentos adicionais na área, com foco em tecnologia, modernização das operações e ampliação do apoio às unidades policiais que atuam nas regiões mais sensíveis do estado.
A avaliação do grupo apontou necessidade de atuação contínua e integrada, reforçando o planejamento já em andamento para reduzir indicadores de violência e proporcionar maior proteção aos cearenses.
LINHA DE AÇÃO
A liderança da Supesp, representada por Nabupolasar Feitosa, apresentou dados e projeções estratégicas para suportar as decisões operacionais tomadas. Esse reforço analítico deve orientar onde e como os recursos serão alocados.
O perito-geral Júlio Torres assumiu compromisso de modernizar a Pefoce com novos protocolos e laboratórios, aumentando a capacidade técnica do estado para investigar crimes complexos.
A PCCE intensificará o trabalho investigativo nos próximos meses, em sintonia com as ações preventivas e operacionais das demais forças.

