Pela primeira vez com estandes próprios, duas potências do mercado gamer marcam presença no Sana 2025 – Parte 2, o maior festival de cultura pop e geek do Ceará. A participação inédita da KaBuM!, maior e-commerce de tecnologia da América Latina, e da Riot Games, responsável por títulos como League of Legends, Valorant e Wild Rift, reforça o interesse crescente das grandes marcas no público nordestino.
A movimentação aponta para uma estratégia clara: aproximar as empresas do Nordeste e dialogar diretamente com uma comunidade gamer em pleno crescimento. De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2024, a região concentra 27,9% dos jogadores do país, ficando atrás apenas do Sudeste.
A escolha pelo Sana, portanto, é um passo concreto na construção de conexões reais com esse público, cada vez mais engajado, ativo e representativo no cenário nacional.
*KaBuM! aposta em estrutura*
Com um estande de 100 m², o KaBuM! oferece ao público uma programação cheia de experiências imersivas: brindes, promoções com descontos de até 100%, frete grátis, campeonato de EA Sports FC 25 e a presença de influenciadores como Mylon e Keynze, integrantes do time de e-sports da marca.
A empresa também investiu em mão de obra local: cerca de 30 profissionais cearenses foram contratados para viabilizar toda a operação. O cuidado com a ambientação do estande chamou atenção pela qualidade, organização e riqueza de detalhes.
*Riot Games leva Ionia ao Ceará e celebra a comunidade cosplay*
Já a Riot Games criou um verdadeiro mergulho no universo de League of Legends, com um estande ambientado no continente fictício de Ionia, inspirado na campanha “Além do Florescer Espiritual”, que marca a nova temporada do jogo em 2025.
Durante os dias de evento, o espaço recebe fãs para sessões de meet & greet com influenciadores, brindes temáticos, testes de um novo modo de jogo, ainda não lançado oficialmente e muita interação com a comunidade cosplay. Um dos momentos mais marcantes foi o desfile “Parada Cosplay Riot”, que saiu do estande em cortejo até o palco Art&Fest, reunindo fãs caracterizados como personagens icônicos do LoL.
Neste domingo, o evento ainda promove um painel especial no palco Cosplay, reunindo nomes como Kelly Batista, Betty Macedo e Avner, com debates sobre figurinos e bastidores da arte cosplay.
A ação também conta com presenças ilustres do cenário competitivo e de conteúdo da Riot: Mylon, Kennzy, além das apresentadoras Fogueta e Rafa Tomasi da LTA Sul. Para completar, o estande sediou a final de um campeonato estadual de Wild Rift, versão mobile do LoL, com destaque para a comunidade cearense.
*Sana se projeta como polo nacional da cultura geek*
Com a chegada de nomes como KaBuM! e Riot Games, o Sana fortalece sua posição como ponte entre o mercado de games e o público do Nordeste, se destacando como espaço estratégico para marcas e criadores.
Segundo o diretor do festival, Igor Lucena, o evento entra em uma nova fase de expansão. Atualmente com 16 marcas patrocinadoras, a meta é dobrar esse número. Para isso, a organização já atua com um núcleo dedicado à prospecção de tendências e parcerias internacionais, com foco em Japão, Europa e Estados Unidos.
“Nosso objetivo é transformar o Sana em um hub geek nacional, uma referência de criatividade, tecnologia e inclusão. Vamos crescer sem perder a alma popular e acessível que nos trouxe até aqui”, reforçou.
Foto: Gabriel The Salles e Leonardo Deivison / Divulgação Sana