A programação também celebra os 19 anos da Lei Maria da Penha
5 de agosto de 2025
Portal GCMAIS
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) promove nesta terça (5) e quarta-feira (6) um mutirão de atendimentos exclusivo para mulheres vítimas de violência doméstica que já recorreram ao órgão. As ações acontecem a partir das 8h, na Casa da Mulher Brasileira, em Fortaleza, com foco em acelerar processos e reduzir a demanda acumulada no Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As assistidas estão sendo previamente contatadas para o agendamento das consultas. A iniciativa integra a programação do Agosto Lilás, campanha nacional que reforça o combate à violência contra a mulher.
Ainda como parte das ações do mês, no dia 19 de agosto, a Defensoria oferecerá atendimento jurídico gratuito para mulheres do bairro Vila Velha, também na capital. O atendimento será das 9h às 15h, na Escola Municipal Antônio Correia, com a estrutura da carreta do projeto “Defensoria em Movimento”.
No mesmo local e data, a Van de Direitos da Defensoria prestará atendimento jurídico e psicossocial, com participação de defensoras do Nudem. Às 15h, será realizada uma roda de conversa sobre os direitos das mulheres e estratégias de prevenção e combate à violência doméstica.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A programação também celebra os 19 anos da Lei Maria da Penha. A defensora pública Jeritza Braga destacou a importância da informação para reconhecer e enfrentar os diferentes tipos de violência, como a física, psicológica, patrimonial, moral e sexual.
“Muitas mulheres não percebem de imediato que estão sendo violentadas, principalmente em casos de violência psicológica, que é silenciosa. Nosso trabalho de orientação e acolhimento é fundamental para que elas tenham coragem de denunciar e buscar apoio”, afirmou Jeritza. A ação no Vila Velha conta com o apoio do projeto Ceará com Direitos.
Leia também | Agefis inicia demolição de residencial irregular construído em zona de preservação, em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.