No Dia dos Finados, celebrado neste domingo (2), cemitérios de Fortaleza e da Região Metropolitana irão promover missas e ações de homenagem para receber visitantes. Diante da movimentação esperada, haverá reforço no transporte público e nos sistemas de controle de trânsito.
Os cinco cemitérios públicos da capital cearense (Cemitério Parque Bom Jardim; São José; Messejana; Antônio Bezerra e São Vicente de Paula) irão promover ações especiais.
A Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor) intensificou os serviços de limpeza nos locais. As ações iniciaram ainda em 29 de setembro, incluindo capinação, varrição, roço e retirada de resíduos sólidos nas áreas internas e externas.
PROGRAMAÇÃO DOS CEMITÉRIOS PÚBLICOS
Cemitério Parque Bom Jardim
Localizado no bairro Siqueira, o maior cemitério da Cidade abrirá, no domingo, das 8h às 17h. As missas acontecerão às 10h, 12h, 14h e 16h.
Cemitério São José
Na Parangaba, o funcionamento do cemitério será das 6h às 18h. A programação conta com três missas, às 7h, 12h e 15h. Também ocorrerá a veneração à Santa Coroa e a oração pelos fiéis falecidos das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 14h30.
Cemitério de Messejana
O Cemitério de Messejana também funcionará das 6h às 18h, com celebrações às 9h e às 16h.
Cemitério do Antônio Bezerra
O espaço estará aberto das 7h às 17h30. A missa será celebrada às 7h, na Paróquia Jesus, Maria e José, no Antônio Bezerra. Às 17h, uma missa campal acontecerá em frente ao cemitério.
Cemitério São Vicente de Paula
Localizado no Mucuripe, o espaço funcionará das 6h às 18h, e terá missas celebradas às 7h, 8h30, 17h e 19h, na Igreja Nossa Senhora da Saúde, em frente ao cemitério.
TRANSPORTE
Diante do número de pessoas esperado, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que a frota da Capital terá funcionamento especial. As informações são da Prefeitura.
Durante o domingo, 23 ônibus reserva circularão das 5h às 19h, distribuídos entre os terminais de integração. Também serão reforçadas as frotas de 19 linhas que circulam próximo aos cemitérios públicos.
A distribuição dos veículos será feita da seguinte forma: Siqueira (10), Parangaba (4), Conjunto Ceará (2), Antônio Bezerra (2), Messejana (2), Papicu (2) e Lagoa (1).
Além disso, três linhas especiais entrarão em operação com destino ao Cemitério Parque Bom Jardim, no Siqueira. São elas:
- 970 – Conjunto Ceará / Cemitério Bom Jardim
- 980 – Siqueira / Cemitério Bom Jardim
- 965 – Siqueira / Cemitério Bom Jardim II
TRÂNSITO
Um efetivo de 85 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) irá trabalhar nas principais vias de acesso a cemitérios que concentram maior número de visitantes.
A equipe atuará nos turnos da manhã e tarde, para garantir o deslocamento seguro do público e, em alguns casos, fazer bloqueios viários.
Trânsito próximo ao cemitério São José
Na frente do cemitério São José, na Parangaba, a operação será realizada a partir das 5h. A rua Napoleão Quezado será interditada entre as avenidas General Osório de Paiva e Cônego de Castro.
Trânsito próximo ao cemitério Parque Bom Jardim
No bairro Siqueira, o bloqueio será realizado na rua Estrada do Jatobá, entre as ruas Frank Sinatra e Urucutuba.
Trânsito próximo ao cemitério São Vicente de Paula
Não serão feitos bloqueios no Mucuripe. A prioridade será assegurar o respeito à travessia de pedestres na avenida Abolição.
Trânsito próximo ao cemitério de Messejana
Semelhante ao feito no cemitério São José, haverá bloqueio na rua Padre Severiano, entre as ruas Palestina e Aleuda.
Trânsito próximo ao cemitério São João Batista
No centro da Cidade, o bloqueio viário será implementado no trecho mais movimentado da rua Padre Mororó, entre as vias Senador Alencar e São Paulo. Também haverá bloqueio no cruzamento das vias Tijubana com Agapito dos Santos e Tereza Cristina com Castro e Silva.
Trânsito próximo ao cemitério Parque da Paz
No cemitério do Parque da Paz, no Passaré, os agentes analisarão o fluxo de visitantes e poderão implementar, se necessário, o bloqueio provisório do retorno que fica em frente ao espaço, a fim de manter a fluidez de veículos na avenida Juscelino Kubitschek.

