Por meio do Programa Agora Tem Especialistas, o Ceará vai receber 50 novas unidadesde atendimento. A iniciativa busca ampliar a oferta de serviços para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26), com a liberação de cerca de R$ 130 milhões para a construção das obras em 44 municípios cearenses.
A medida se soma à chegada de 43 novos médicos especialistas que começaram a atuar em 19 cidades no estado.
Como destaca o ministro da saúde, Alexandre Padilha, o esforço é uma maneira de reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
“A expansão imediata da oferta de serviços, com a mobilização de toda a estrutura pública e privada de saúde do país, vem acompanhada de mais investimento em infraestrutura pelo Novo PAC Saúde”, destacou o ministro.
Com recursos do Novo PAC Seleções 2025, a rede pública de saúde no Ceará contará com mais oito Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e duas Policlínicas.
Já as 40 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão fortalecer a Atenção Primária, reduzindo a sobrecarga na Atenção Especializada do estado.
QUASE 900 NOVAS UNIDADES
Com um investimento total de R$ 2,5 bilhões, em todo o Brasil está prevista a construção de 899 novas unidades de atendimento, beneficiando 26 estados.
Além disso, 322 médicos especialistas já começaram a atuar em 156 municípios, distribuídos pelas cinco regiões do país.

