O Dia de Finados será celebrado neste domingo (2) com missas em toda a Arquidiocese de Fortaleza. A data é marcada pela fé, pela memória e pela gratidão às pessoas que já partiram, renovando a esperança cristã na vida eterna.
A Igreja Católica convida os fiéis a momentos de oração e reflexão, confiando na promessa de Jesus Cristo: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11,25). As celebrações acontecem em diferentes horários, especialmente nas igrejas e cemitérios da Capital e do Interior.
As paróquias estão organizadas em regiões episcopais, com programações próprias para que os fiéis possam participar das missas ao longo do dia.
REGIÃO SÃO JOSÉ
As celebrações começam logo cedo, em paróquias como Santo Afonso Maria de Ligório, (Igreja redonda), na Parquelândia, com missas às 7h, 8h30 e 18 horas. Em São Benedito, no Centro, as missas ocorrem às 8h e 17 horas. Já em Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Dunas, os horários são 9h, 11h, 17h30 e 19h30.
Outras paróquias, como Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe; Divino Espírito Santo, na Cidade 2000, e Nossa Senhora das Dores, no Otávio Bonfim, também celebram ao longo do dia. As missas variam entre 6h30 e 19 horas.
Paróquias como Nossa Senhora de Fátima, no bairro do mesmo nome, Nossa Senhora do Carmo, no Centro, e São Vicente de Paulo, no Dionísio Torres completam a lista, com celebrações em diferentes turnos.
REGIÃO BOM JESUS DOS AFLITOS
No Bom Jardim, a Paróquia Santa Paula Frassinetti realiza missas no Cemitério Parque Bom Jardim, das 8 às 16 horas. No Planalto Pici, a Paróquia Santo Antônio de Pádua celebra às 7, 17 e 19 horas, além de missas em capelas.
Em Parangaba, as missas ocorrem no Cemitério São José (7, 12 e 15 horas) e na Igreja-Matriz Bom Jesus dos Aflitos (6h30, 8h30, 17 e 19 horas). Outras comunidades, como Henrique Jorge, Montese e Granja Lisboa, também terão celebrações ao longo do dia.
REGIÃO SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS
Em Canindé, a Paróquia São José terá missas às 7, 10 e 19 horas, além de celebração no Cemitério Parque São Francisco às 8h30. Paramoti e o distrito de Itapebussu, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), também prepararam programações especiais em igrejas e comunidades locais.
As celebrações em Itapebussu acontecem em diversos pontos, como o cemitério local, às 6 horas; Serra do Lagedo, às 7; Cajueiro, às 9, e Igreja-Matriz, às 19. Em Paramoti, as missas vão das 6 às 19, distribuídas entre a Quadra Bela Vista e comunidades da zona rural.
REGIÃO NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
Em Caucaia, as celebrações ocorrem desde as primeiras horas do dia, com missas às 6, 8, 17 e 19 horas na Igreja-Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres. Outras comunidades, como Caranguejo, Sol Poente, Lagoa Salgada e Mangabeira, também terão celebrações.
Na região, paróquias como São Vicente de Paulo (Tabapuá), São Miguel Arcanjo (Nova Metrópole) e Santo Antônio (Capuan) divulgam missas nos horários de 6h30, 7, 17 e 19 horas.
REGIÃO NOSSA SENHORA DA PALMA
No Maciço de Baturité, as paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora da Palma celebram missas em cidades como Pacoti, Guaramiranga, Palmácia e Redenção. Os horários variam entre 7 e 19 horas.
Em Pacoti e Guaramiranga, as celebrações se concentram nas igrejas matrizes, enquanto em Mulungu e Acarape também há programações noturnas.
Para a Igreja Católica, o Dia de Finados é um convite à fé, à esperança e à recordação dos entes queridos, reforçando o sentido cristão da vida eterna e o consolo espiritual nas comunidades.

