Em alguns casos de artrose grave, quando a pessoa não quer ou não pode ser operada. Nesse caso, o ácido age mais para melhorar a qualidade de vida, reduzindo as dores que comprometem o sono e a rotina do indivíduo. Aqui, não há efeito protetor da cartilagem.
Funciona em todas as articulações?
A princípio, ele pode ser aplicado em qualquer articulação, mas demonstra melhor efeito nas regiões que recebem mais carga, como joelho, quadril e tornozelo. Nesse sentido, ele também pode ser usado na região temporomandibular.
Antes da indicação de qualquer tratamento, é preciso fazer uma investigação muito bem detalhada para chegar a um diagnóstico preciso da DTM (disfunção temporomandibular). É necessário entender os hábitos de vida do paciente, tipo de dor e qualidade do sono, por exemplo.
Na DTM, o produto pode ser aplicado isoladamente ou em conjunto com outras terapias, que inclui conscientização do paciente sobre a dor, uso de placa oclusal (se houver bruxismo) e exercícios mandibulares.
Como proteger as articulações?
A infiltração de ácido hialurônico não é a primeira opção de tratamento articular nem é indicada isoladamente. Antes de partir para a substância, há outras formas de cuidar das articulações do corpo, como:

