Close Menu
Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Menu
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Meio Ambiente
    • Ciência
    • Concursos
    • Cultura
    • Economia
    • Tecnologia
    • Inovação
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo
    • Ciência
    • Giselle Dutra
    • Ranne Almeida
    What's Hot

    Bolsonaro deixa prisão domiciliar para fazer exames médicos em Brasília

    agosto 16, 2025

    Saiba quem pode atualizar o teto dos contratos de medicina no Fies — Agência Gov

    agosto 15, 2025

    Alzheimer precoce se manifesta entre os 50 e 65 anos

    agosto 15, 2025
    X (Twitter) Instagram YouTube RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Canal Whatsapp
    • Home
    • Notícias
      • Ceará
      • Brasil
      • Mundo
    • Entretenimento

      Larissa Manoela posa em estúdio para novas fotos

      agosto 14, 2025

      Hytalo Santos: Advogado revela por que decidiu deixar caso do influenciador

      agosto 14, 2025

      Mariana Goldfarb desabafa sobre cansaço das redes sociais: ‘Geram competição e comparação’

      agosto 12, 2025

      Aos 66 anos, morre o cantor e compositor Arlindo Cruz

      agosto 8, 2025

      Gilberto Gil resgata fotos para celebrar dia em que seria o aniversário de 51 anos de Preta Gil

      agosto 8, 2025
    • Tecnologia

      App da Meta AI é lançado no Brasil e funciona independente do WhatsApp

      agosto 14, 2025

      Apple tem data limite para dar mais liberdade para devs de navegadores alternativos

      agosto 12, 2025

      Governo revela detalhes de app de comunicação interna que vai substituir WhatsApp

      agosto 8, 2025

      GPT-5: nova versão do ChatGPT chega para todos com maior evolução até agora

      agosto 8, 2025

      Governo dos EUA terá acesso ao ChatGPT Enterprise pagando US$ 1 por ano

      agosto 8, 2025
    • Saúde e Bem-Estar

      Alzheimer precoce se manifesta entre os 50 e 65 anos

      agosto 15, 2025

      Aumenta energia sem colesterol, melhora digestão e fortalece ossos: os benefícios da tapioca

      agosto 14, 2025

      Chuchu gratinado fit: cremoso, leve e muito saboroso

      agosto 14, 2025

      Médicos revelam 10 fatos essenciais sobre colesterol que todos devem conhecer

      agosto 12, 2025

      Batatas podem aumentar o risco de diabetes? Entenda a relação e como consumir de forma segura

      agosto 12, 2025
    • Colunas
      • Giselle Dutra
      • Ranne Almeida
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco

    Haddad defende cooperação econômica e justiça tributária em evento na França — Agência Gov

    By Agência Cearenseabril 2, 2025 Brasil
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Haddad defende cooperação econômica e justiça tributária em evento na França — Agência Gov
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou nesta terça-feira (1º/4) a importância do fortalecimento da cooperação bilateral entre Brasil e França para a construção de uma economia mais justa e sustentável. Ao lado do ministro francês da Economia, Finanças e Soberania Industrial e Digital, Éric Lombard, ele participou da abertura da cerimônia do Diálogo Econômico-Financeiro de Alto Nível Brasil-França, em Paris. “Temos a oportunidade de continuar a trabalhar pelo adensamento da cooperação econômica, com especial atenção à área de financiamento para a transformação ecológica, bem como à construção de uma tributação mais justa e ao desenvolvimento de projetos econômicos estratégicos”, afirmou o ministro.

    Durante seu discurso, ele lembrou que o evento ocorre em um momento simbólico entre os dois países, que celebrarão o bicentenário de suas relações diplomáticas, em 2026. Segundo Haddad, além de compartilhar valores e princípios universais, como a defesa da democracia, a centralidade do multilateralismo e a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável, brasileiros e franceses estão unidos por laços culturais desenvolvidos ao longo desses 200 anos.

    Acesse o discurso do ministro Haddad na abertura dos Diálogos Econômicos Brasil-França

    Na visão do ministro, a colaboração entre Brasil e França é crucial, especialmente em tempos de desafios globais. “Este Diálogo representa um passo importante na parceria econômico-financeira do Brasil com a França, refletindo uma visão compartilhada para enfrentar os desafios que temos pela frente e propor soluções adequadas às realidades brasileira e francesa. Juntos, podemos desenvolver estratégias que não apenas atendam às necessidades de nossas economias, mas também contribuam para um mundo mais justo e sustentável”, enfatizou.

    Crescimento e reformas

    O ministro também destacou o avanço da economia brasileira em 2024, com crescimento de 3,4% do PIB e uma taxa de desemprego de 6,6%, a menor da série histórica. Ele ressaltou a importância das reformas estruturais em curso, como a implementação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e a reforma do Imposto de Renda. “Elas permitem reduzir a burocracia para empresas, cidadãs e cidadãos, facilitando o ambiente de negócios, estimulando o crescimento econômico e também introduzindo elementos fundamentais de justiça tributária”, afirmou.

    Outra medida apresentada foi o Plano de Transformação Ecológica (PTE), iniciativa do governo brasileiro para fomentar o desenvolvimento sustentável. O ministro destacou a emissão de títulos soberanos sustentáveis, com recursos destinados ao Fundo Clima, e a criação de uma taxonomia sustentável para orientar investimentos ecologicamente responsáveis.

    Acesse o comunicado conjunto à imprensa na cerimônia do Diálogo Econômico-Financeiro de Alto Nível Brasil-França

    Fernando Haddad ressaltou que o Diálogo Brasil-França ocorre em um momento de conjuntura internacional desafiadora, no qual a liderança brasileira na COP reflete o compromisso brasileiro com a agenda climática global. Frisou que a COP 30 marcará 20 anos da entrada em vigor do Protocolo de Quioto e dez anos da adoção do Acordo de Paris. “Esta Cúpula deve ser um símbolo de esperança e de ação, e não da paralisia ou fragmentação. Sabemos que, se o aquecimento global não for controlado, as mudanças nos serão impostas, desestruturando nossas sociedades e economias”, alertou.

    Financiamento climático

    Nesse contexto, ele entende que os Ministérios de Finanças têm um papel especial de mobilizar recursos para o financiamento climático, especialmente no âmbito do Roteiro Baku a Belém, para mobilização dos círculos financeiros globais em torno do objetivo de canalizar pelo menos US$ 1,3 trilhão para o financiamento climático dos países em desenvolvimento até 2035.

    Haddad também destacou “as propostas bem-sucedidas da Presidência Brasileira do G20 para a mobilização de capital privado” como exemplos concretos de que é possível um avanço conjunto e citou a necessidade de aumentar a colaboração para mobilizar mais capital destinado a países em desenvolvimento. Outro foco é a criação de mecanismos de justiça tributária global, incluindo a tributação de indivíduos super-ricos, tema defendido pelo Brasil no G20.

    Outro destaque foi o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF), proposta que visa a remunerar países que mantêm suas florestas em pé, contribuindo para a redução da pobreza e promovendo o desenvolvimento econômico nas nações florestais. Além do TFFF, o ministro mencionou o mercado de carbono como iniciativa que demonstra o compromisso em criar um ambiente propício para investimentos sustentáveis. “Ao unir forças, podemos criar um sistema financeiro que não apenas promova o crescimento econômico, mas que esse crescimento esteja atrelado ao respeito ao meio ambiente e às comunidades”, afirmou.

    Comunicado conjunto

    Ao final do evento, um comunicado conjunto salientou o engajamento econômico anterior entre os dois ministérios e a reformulação da plataforma de Diálogo após a visita do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Brasil, em março de 2024 e em antecipação à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França, prevista para junho de 2025.

    Acesse o Memorando de Entendimento para o estabelecimento do diálogo econômico e financeiro de alto nível entre o Ministério da Fazenda do Brasil e o Ministério da Economia, Finanças e Soberania Industrial e Digital da França

    O documento salienta o compromisso dos dois países em implementar a Parceria Estratégica e seu Novo Plano de Ação e reforça que, em um contexto internacional de crescentes tensões geopolíticas, desafios ao comércio multilateral e questões climáticas urgentes, o Brasil e a França compartilham uma ambição comum, que é “desbloquear todo o potencial do relacionamento econômico bilateral, como parceiros confiáveis ​​e iguais”.

    Segundo o documento, além de questões citadas pelo ministro Fernando Haddad em seu discurso, os dois lados também abordaram a possibilidade de trocas em setores econômicos com forte potencial para cooperação, como energia de baixo carbono, infraestrutura digital (incluindo data centers), mobilidade urbana sustentável, minerais essenciais e combustíveis sustentáveis ​​(incluindo bioenergia).

    Além disso, os ministros Fernando Haddad e Éric Lombard assinaram um Memorando de Entendimento (MdE) sobre a atualização do Diálogo. “A próxima edição ocorrerá no Brasil, em 2026, consolidando uma plataforma de longo prazo, equilibrada e ambiciosa em apoio a um relacionamento econômico mais forte entre Brasil e França”, informa o comunicado conjunto.

    Fonte Matéria

    Faça seu comentário
    Economia
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

    LEIA TAMBÉM

    Bolsonaro deixa prisão domiciliar para fazer exames médicos em Brasília

    agosto 16, 2025

    Desemprego cai em 18 estados no segundo trimestre

    agosto 15, 2025

    Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro

    agosto 15, 2025
    LEIA +

    Receba notícias em seu e-mail

    Cadastre seu e-mail e receba as últimas notícias em primeira mão sobre tudo o que acontece no Ceará e no mundo em tempo real!

    Ceará

    Uece abre 239 vagas para seleção de professores temporários e substitutos

    agosto 14, 2025

    PRF apreende mais de 500 kg de cocaína com destino ao interior do CE

    agosto 14, 2025

    PM apreende mais de 32 quilos de maconha em casa abandonada no bairro Granja Lisboa

    agosto 13, 2025
    Brasil

    Bolsonaro deixa prisão domiciliar para fazer exames médicos em Brasília

    agosto 16, 2025

    Desemprego cai em 18 estados no segundo trimestre

    agosto 15, 2025

    Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro

    agosto 15, 2025
    Mundo

    ONU alerta Israel e Rússia de que podem ser incluídos em lista de suspeitos de cometer violência sexual em conflitos

    agosto 13, 2025

    Morre Miguel Uribe, pré-candidato presidencial baleado há dois meses na Colômbia

    agosto 11, 2025

    À espera de Trump, Putin busca apoio da China e da Índia

    agosto 8, 2025

    Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

    agosto 1, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp RSS
    • Home
    • Ceará
    • Entretenimento
    • Tecnologia
    • Saúde e Bem-Estar
    • Redação
    © 2025 Agência Cearense - Desenvolvido por Abelha Soluções.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.