A partir deste sábado (7), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), dá início à programação do Ciclo Ceará Carnavalesco 2026, que seguirá até o dia 18 de fevereiro com atividades gratuitas espalhadas por todas as regiões do estado. A proposta é interiorizar e democratizar o acesso à arte e à cultura popular e tradicional, fortalecendo as manifestações carnavalescas cearenses.
Ao todo, 94 projetos foram selecionados e apoiados pela Secult Ceará, contemplando diferentes expressões do Carnaval, como difusão de repertório carnavalesco, maracatus, escolas de samba, blocos, cordões, afoxés, grupos de culturas camponesas, além de bailes e matinês.
As atividades chegam a municípios de diferentes regiões, como Amontada, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Canindé, Cascavel, Fortaleza, Icó, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Redenção, Russas, Sobral, São Gonçalo do Amarante, entre outros, reforçando o caráter descentralizado do projeto.
Além da circulação das apresentações, o Ciclo Ceará Carnavalesco 2026 contará com o acompanhamento de pesquisadores e avaliadores selecionados pelo 19º Edital Ciclo Ceará Carnavalesco. O trabalho inclui o registro das festividades, coleta de dados e atualização de informações sobre os grupos e os contextos culturais de cada território, contribuindo para o mapeamento e a valorização das tradições carnavalescas do Ceará.
O Ciclo Ceará Carnavalesco 2026 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secult, em parceria com o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares, com produção da EnCena Produções. O edital integra uma política contínua de fomento à cultura popular e à preservação das manifestações carnavalescas em todo o estado.

