A Federação Cearense de Futebol (FCF) informou nesta quinta-feira (22) que a Segunda Fase do Campeonato Cearense 2026 contará com o auxílio do árbitro de vídeo. O sistema a ser utilizado será o VAR System, que estará presente nas nove partidas desta etapa da competição.
O custo da tecnologia será inteiramente arcado pela FCF, cabendo ao clube mandante apenas as despesas referentes à equipe de arbitragem.
Recentemente, a federação fez o uso dessa tecnologia em caráter experimental na final da Taça Fares Lopes 2025, que consagrou o Maracanã campeão ao derrotar o Tirol por 2 a 1 no Almir Dutra, em Maracanaú.
O VAR System apresenta características muito semelhantes às do VAR completo. O sistema conta com o mesmo número de câmeras, oito no total, seis monitores, grava todas as jogadas e garante comunicação contínua entre os árbitros em campo e a equipe da central de operações.
A principal diferença está na ausência da ferramenta para o traçado das linhas de impedimento em tempo real. Dessa forma, as análises de impedimento podem ser realizadas de maneira visual, exceto nos lances considerados milimétricos, nos quais prevalece a decisão tomada em campo.
A FCF reiterou que o sistema completo de VAR estará disponível a partir da fase semifinal do Campeonato Cearense, conforme vem ocorrendo nas edições mais recentes da competição.
De acordo com a tabela básica, a Segunda Fase está agendada para iniciar no próximo dia 25 de janeiro, com continuidade nos dias 1º e 8 de fevereiro.

