Em cerimônia realizada nesta terça-feira (5), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou investimentos de R$ 187 milhões em obras de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA). As intervenções, que alcançarão 41 municípios, vão beneficiar mais de 32 mil famílias, somando mais de 130 mil pessoas, por meio do Programa Águas do Sertão (PAS) e do Fundo Estadual de Saneamento Básico (Fesb).
O evento contou com a presença do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; do presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas; do presidente do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Instituto Sisar), Marcondes Ribeiro; e do presidente da Assembleia Legislativa (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), além de prefeitos e outras autoridades municipais.
O governador Elmano de Freitas destacou que o investimento representa um marco na garantia de dignidade aos cearenses. Segundo ele, o objetivo é fazer com que a água chegue a cada casa. “Vamos executar o projeto para que a água potável chegue às localidades. Fico feliz em estar aqui com prefeitos, prefeitas e representantes das comunidades para afirmar que o Ceará está garantindo água de qualidade para todos“, declarou.
NOVO CICLO
Segundo o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, o Estado cumpre um compromisso antigo com as comunidades rurais. “Antes, muitas famílias dependiam do carro-pipa. A partir de agora, essa realidade muda. Não haverá mais a preocupação se o caminhão passou ou não, porque a água estará na torneira de cada casa“, ressaltou.
O presidente da Cagece, Neuri Freitas, também comemorou o avanço e lembrou que o Ceará é referência internacional em saneamento rural. “As novas obras vão melhorar sistemas existentes e ampliar o atendimento. Atualmente, 60% da população rural já tem acesso ao saneamento básico, um número difícil de se encontrar em outros estados do País”, afirmou.

VOZES DO INTERIOR
No Sítio Macambira, em Antonina do Norte, Juvenilda Alencar celebrou a chegada do projeto. “A comunidade é grande e só tinha um carro-pipa. Esse projeto é um sonho antigo. Agora teremos água na torneira, e isso muda tudo, porque sem água ninguém vive“, contou emocionada.
Em Graça, a secretária de Agricultura e Recursos Hídricos, Adélia Paiva, explicou que seis comunidades, com 211 pessoas ao todo, serão beneficiadas. “Estamos realizando um sonho. Essas famílias vão ter uma vida melhor, com água tratada e de qualidade. Água é vida”, destacou.
Os recursos para o projeto vêm do Governo do Estado, de crédito junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e de doação da União Europeia, por meio do Latin American Investment Facility (Laif). A execução das ações é coordenada pela Secretaria das Cidades (SCidades), com apoio da Cagece e do KfW.
CUIDADO E VIDA
A presidente da Associação Comunitária da Vila Andreza, em Assaré, no Cariri Cearense, Cícera Honório Feitosa, destacou que a chegada da água também representa cuidado com os animais. “A água é essencial à vida. As pessoas e os animais vão se beneficiar muito. É um ganho para toda a região”, afirmou.
Na mesma cerimônia, o governador anunciou mais R$ 26 milhões para construção e melhoria de 18 sistemas de abastecimento em 17 municípios. O Fundo Estadual de Saneamento Básico (Fesb), vinculado à SCidades, busca ampliar o acesso à água limpa e ao saneamento nas áreas urbanas e rurais.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
As ações do fundo incluem melhorias operacionais, qualificação de serviços, capacitação técnica e assistência aos municípios. Além disso, os investimentos em obras estruturais visam expandir a cobertura e aprimorar a qualidade do saneamento, promovendo mais saúde e dignidade para os cearenses.

