Cumprindo agenda em Fortaleza nesta quarta-feira (3), o presidente Lula (PT) destacou avanços na compensação financeira a aposentados e pensionistas afetados pelo rombo provocado na Previdência Social.
A declaração ocorreu durante a entrega de carteiras profissionais a educadores, no Centro de Eventos do Ceará, onde Lula já anunciou a terceira fase das obras do campus do ITA no Ceará e a construção de um data center do TikTok no Porto do Pecém.
Durante o discurso, o presidente afirmou que o Ministério da Previdência já realizou o pagamento de R$ 3,9 milhões a beneficiários prejudicados por descontos indevidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo Lula, somente no Ceará, 205 mil aposentados e pensionistas já receberam os valores devidos.
“Meu querido companheiro Wolney Queiroz, ministro da Previdência, já pagou R$ 3,9 milhões aos nossos aposentados, em compensação pelo roubo que fizeram na Previdência Social. E só aqui no Estado do Ceará, 205 mil aposentados e pensionistas já receberam a aposentadoria. A gente só vai sossegar quando colocar quem roubou na cadeia“, afirmou o presidente.
O evento reuniu profissionais da educação e representantes de movimentos sociais. A entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) foi conduzida pelo Ministério da Educação e busca reconhecer formalmente os educadores e facilitar o acesso a benefícios e políticas públicas.

