Depois disso, o mais importante é se perguntar: por que eu quero correr uma maratona? Pode parecer banal, mas fazer essa investigação interna e ter clareza da resposta vai ser importante ao longo de todo processo. “Treinar para uma maratona é algo que ocupa um espaço grande na vida da pessoa durante muitos meses —são repetidas escolhas, renúncias, sacrifícios, adaptações de rotina —e, para que nossa mente aceite trocar os prazeres imediatos por uma recompensa futura, o motivo não pode ser pequeno; é bom que tenha um significado ligado a como nos sentimos, como nos transforma, como impacta nossa vida”, diz Renaux.
Saber essa resposta também ajuda a não desistir nos momentos mais desafiadores do ciclo ou da prova. “O desejo de correr uma maratona pode ter diversas origens: busca por saúde, superação de limites pessoais, causa social ou mesmo vontade de alcançar uma meta específica e, quando um corredor sabe o porquê, ele cria um alicerce emocional que sustenta sua determinação, as renúncias se tornam mais leves”, completa o treinador Ademir Paulino, proprietário de uma assessoria esportiva.
Rotina à prova de falhas

Você já tem uma prova-alvo em mente? Se sim, nunca é cedo demais para pesquisar sobre percurso, altimetria, média de temperatura local na data e outros detalhes específicos. “Ter uma ideia do que te espera é muito importante para seguir uma boa estratégia de treinos e não ter sustos na prova”, explica Raphael Agripino, treinador da assessoria RunFun. “Na prática, se o percurso tem muitas subidas, é importante que seu ciclo de treinos inclua essas variações; se a previsão é de muito calor, pode ser útil treinar nas horas mais quentes do dia; e assim por diante.”
“Outra dica que gosto de dar aos meus alunos é decorar —e ficar atento a isso ao longo do ciclo —o tempo de passagem de pelo menos dois trechos da sua estratégia de prova. Por exemplo, baseado nos treinos, em quanto tempo devo passar pelo km 15 e pelo km 28 do ? Em caso de perdapercurso do sinal do GPS do relógio – comum em algumas provas – isso vai ser um grande aliado”.

