Close Menu
Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Menu
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Meio Ambiente
    • Ciência
    • Concursos
    • Cultura
    • Economia
    • Tecnologia
    • Inovação
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo
    • Ciência
    • Giselle Dutra
    • Ranne Almeida
    What's Hot

    Mortes violentas em queda no Ceará: janeiro de 2026 foi o mês menos letal desde 2019

    fevereiro 4, 2026

    Senado aprova criação do programa Gás do Povo para famílias de baixa renda

    fevereiro 4, 2026

    Ônibus que capotou com romeiros estava irregular e fazia transporte clandestino de passageiros

    fevereiro 4, 2026
    X (Twitter) Instagram YouTube RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Canal Whatsapp
    • Home
    • Notícias
      • Ceará
      • Brasil
      • Mundo
    • Entretenimento

      Justiça decreta prisão do cantor Oruam

      fevereiro 4, 2026

      Mulher de Henrique, da dupla com Juliano, é presa em Orlando, nos EUA

      fevereiro 3, 2026

      Caetano e Bethânia levam o Grammy de Melhor Álbum de Música Global

      fevereiro 2, 2026

      Gracyanne Barbosa é pedida em namoro e oficializa relação com Gabriel Cardoso

      fevereiro 2, 2026

      BBB 26 acumula polêmicas em menos de um mês; relembre os principais episódios

      janeiro 31, 2026
    • Tecnologia

      Nova descoberta que fortalece ossos tem efeito promissor contra osteoporose

      dezembro 3, 2025

      Banco Central lança mecanismo contra abertura de contas com uso de ‘laranjas’

      dezembro 3, 2025

      Ceará começa a instalar o primeiro relógio atômico de césio do Nordeste

      dezembro 1, 2025

      Fortaleza sediará torneio regional de robótica educacional com mais de 700 participantes

      novembro 19, 2025

      Vazamento expõe 180 milhões de senhas e e-mails do Gmail. Saiba se sua conta foi afetada

      outubro 28, 2025
    • Saúde e Bem-Estar

      IJF amplia em 124% a realização de ressonâncias e acelera diagnósticos na rede municipal

      fevereiro 3, 2026

      Governo Federal descarta ameaça ao Brasil pelo vírus Nipah

      janeiro 31, 2026

      Anvisa libera cultivo de cannabis medicinal e amplia acesso a remédios no Brasil

      janeiro 29, 2026

      Índia entra em alerta após confirmar cinco casos do vírus letal Nipah; veja riscos

      janeiro 26, 2026

      Governo do Ceará empossa 221 novos servidores da Saúde nesta segunda-feira

      janeiro 26, 2026
    • Colunas
      • Giselle Dutra
      • Ranne Almeida
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco

    Serviço de equoterapia da PM celebra 30 anos realizando vínculos afetivos com crianças atípicas

    By Agência Cearensejunho 15, 2025 Ceará
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    14 de junho de 2025 – 10:56
    #Centro de Equoterapia #crianças atípicas #Inclusão #PMCE #RPMont

     

    Texto: Martina Dieb – Ascom SSPDS
    Fotos: Denilson Araújo – Ascom SSPDS
    Arte: Leandro Vangner – Ascom SSPDS

     

    Atualmente, o projeto do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da PMCE  atende 60 crianças por semana na Terapia Assistida por Animais (TAA) com cavalos

    A equoterapia, terapia que utiliza cavalos para promover a saúde e o bem-estar, tem sido reconhecida como uma ferramenta eficaz para crianças atípicas. Ao interagirem com os cavalos, os pequenos são expostos a estímulos sensoriais que podem ajudar a melhorar o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. Por isso, a similaridade entre o ritmo do movimento do animal e do ser humano de forma que permite alcançar ganhos motores, o cheirinho da crina do cavalo, a sensação de liberdade, estas são algumas das percepções das crianças atípicas ou neurodivergentes que participam do Projeto de Equoterapia, do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A terapia complementar oferece inúmeros benefícios físicos e psíquicos. A prática melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a força muscular, a postura, a consciência corporal e a percepção sensorial de crianças, além de promover a autoestima, a autoconfiança e a socialização dos pequenos.

    Neste sábado (14), o Projeto de Equoterapia do RPMont da Polícia Militar do Ceará comemora 30 anos de serviços prestados para os cearenses, ao longo destes anos mais de 500 crianças foram atendidas. Para celebrar a data, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) traz histórias de crianças acompanhadas pelo projeto e mudanças obtidas no decorrer de seus acompanhamentos pelo projeto da PMCE. 

    Atualmente, o projeto atende 60 crianças por semana na Terapia Assistida por Animais (TAA) com cavalos. As aulas são ministradas uma vez por semana das 8 horas às 10 horas da manhã, de segunda a sexta-feira no RPMont, na sede da Cavalaria da PMCE, localizada no bairro Cambeba, em Fortaleza. As crianças atendidas pela equipe multidisciplinar do Centro de Equoterapia da PMCE contam com os cavalos Dartanhan, Escalybur, Zeus, e a égua Janaína. 

    Emília Ramos, mãe da Linda Eli, de 11 anos, explica que a filha tem paralisia cerebral e é atendida pelo projeto da PMCE há pouco mais de um ano. “Este serviço é fundamental, tanto para a Linda, quanto para as outras crianças acompanhadas aqui. Ela melhorou a coordenação, a postura e a atenção. E o contato dela com os cavalos acalma e traz uma grande sensação de bem-estar para ela. Muitas crianças chegam aqui bem nervosas, mas quando vêm os cavalos, abraça e sentem uma conexão muito forte com eles”, explica a mãe.

    Os pais da pequena, Emília e Antônio Wilson Ramos, acompanham o desenvolvimento de Linda desde que descobriram os benefícios da equoterapia. Linda é acompanhada pela égua “Janaína” desde o primeiro atendimento no projeto da PMCE. 

    “Linda tem outro comportamento percebido na escola, em casa, como os amiguinhos e primos. Percebi uma mudança muito grande. Minha filha vem para as atividades todas às terças-feiras pela manhã e sempre estamos com ela. A minha filha é um presente de Deus em nossas vidas e vê-la se desenvolver neste projeto é muito importante pra nós. Aqui ela tem um acompanhamento e um cuidado que nunca vi em outro lugar. Ela ama estar com a Janaína”, ressaltou Antônio Wilson Ramos, pai de Linda. 

    Equoterapia

    A equoterapia é uma terapia complementar que utiliza cavalos para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas, sendo indicado para crianças atípicas com síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo.

    Este tipo de terapia, também chamada de hipoterapia ou terapia assistida por cavalos, tem como base os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo, o que estimula as respostas da criança, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social, por exemplo.

    O projeto do RPMont da PMCE atende 60 crianças diagnosticadas com: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), paralisia cerebral, Mielomeningocele, síndrome de Down, síndrome de Angelman, síndrome de Willys e demais síndromes que possam comprometem o desenvolvimento motor e cognitivo.

    Sobre o projeto

    Iniciado em 1995, O Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Ceará é o nome de um dos projetos desenvolvidos pelo regimento, contando com uma equipe de profissionais composta por fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e pedagogo, além dos policiais militares que realizam a função de auxiliares das sessões equoterápicas. O método terapêutico se utiliza do cavalo no campo biopsicossocial e promove uma abordagem multidisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação para atender pessoas com necessidades especiais, inclusive, profissionais de segurança que necessitem dos benefícios promovidos pela terapia com os equinos. O programa iniciou há 30 anos atendendo nove crianças e, hoje, atende 60 crianças por semana. 

    “Como profissional e servidor da Polícia Militar do Ceará (PMCE) sinto-me honrado em realizar este trabalho, juntamente com outros profissionais da Instituição. Tenho um imenso orgulho de todos os profissionais que atuam na Equoterapia. Vejo este programa como muito importante para a inclusão social e o desenvolvimento das crianças que participam do nosso serviço. E ver a evolução de cada uma delas nos emociona”, ressalta o 2º tenente QOAPM da PMCE, Forlan Carlos de Sousa. 

    A equoterapia auxilia no desenvolvimento do equilíbrio e da postura, melhorando a coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão, além de estimular a sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa dos seus praticantes. 

    As sessões de equoterapia duram cerca de 30 minutos, são realizadas uma vez por semana, podendo ser realizadas individualmente ou em grupo, com orientação e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que pode ser um fisioterapeuta especializado orientando e acompanhando a atividade.

    O servidor público Fábio Aquino leva o filho Pedro Emídio, de onze anos, para a terapia. Fábio conta que o filho espera ansiosamente pelas aulas e que ele sempre pede para comprar cenouras para alimentar os cavalos quando chega. Ele faz as sessões com o cavalo “Escalybur” em homenagem à lendária espada do Rei Artur. “Na noite que antecede o atendimento ele pergunta como será a sessão e sempre vamos ao supermercado comprar cenouras, pois ele faz questão de alimentar o Escalybur. Meu filho tem autismo e depois que começou o acompanhamento neste projeto muitas coisas mudaram, ele dorme melhor, tem mais foco nas atividades, tem mudado em muitos aspectos. Aguardamos ansiosamente para ele começar e tem cinco meses que ele iniciou. Muitas mudanças foram percebidas nestes meses”, conta Fábio Aquino.

    O pai conta, ainda, como é a rotina nos dias em que o filho não vem para o projeto. “No fim de semana Pedro sempre pergunta pelo “Escalybur”, se ele dormiu, comeu bem ou está esperando por ele nas aulas”. 

    Psicologia e fisioterapia

    A equoterapia é uma Terapia Assistida por Animais (TAA) com cavalos. Ela vem sendo utilizada no Brasil, em função dos resultados positivos que vem proporcionando a quem a pratica. O termo equoterapia é utilizado pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), e sua etimologia é composta do termo em latim equus: equídeos, que são grupos de animais mamíferos, como o cavalo, e do termo em grego therapeia: terapia. Este tipo de terapia engloba todas as atividades e técnicas que utilizam o cavalo como mediador, visando educar ou reabilitar indivíduos que apresentam algum tipo de deficiência, seja física ou psíquica. Usa-se o cavalo, pois é um animal inteligente, que possui boa memória, conseguindo memorizar lugares, objetos, acontecimentos e pessoas.

    “Na questão emocional é um estímulo diferente. As crianças ficam mais seguras e têm uma maior qualidade e autoconfiança. Além de estimular a autoconfiança, porque não é fácil subir no cavalo, sendo muitas vezes uma sensação diferente para as crianças. Isso muda a autoconfiança e autoestima, isso é incrível. Além disso, a questão do ambiente com árvores proporciona mais bem estar para a criança. É por isso, que o estímulo da equoterapia é diferente, de terapias acompanhadas em uma sala fechada. Aqui a criança fica junto ao cavalo e mais três pessoas, passando mais segurança para ela”, explica a psicóloga Natali Carvalho. 

    A equitoterapia promove uma grande variedade de estímulos sensoriais, através dos sentidos como a visão, tato, olfato e audição, favorecendo a conscientização corporal, desenvolvimento da força muscular, aprimoramento da coordenação motora, bem como o equilíbrio. 

    “A gente não pode realizar este serviço sem o apoio da nossa equipe multiprofissional. Cada criança passa por uma avaliação ao ingressar no projeto. Ela é acompanhada pela equipe multidisciplinar. Observamos ganhos motores, cognitivos, de interação e socialização”, ressalta o sargento Flávio de Andrade Oliveira, fisioterapeuta do projeto da PMCE. 

    O fisioterapeuta explica, ainda, sobre o vínculo entre a criança e o animal. “A duração da cada sessão de equoterapia tem um tempo médio de 30 minutos. Vale ressaltar que não é uma terapêutica que tem como característica apenas a montaria, mas também envolve a condução do animal, o preparo de alimentos, o banho, a escovação do cavalo, atividades que têm como foco a aproximação e vinculação entre a criança e o animal”, finaliza. 

    Comemoração

    Na manhã da última quinta-feira (12), a alegria tomou conta da sede da Cavalaria da Polícia Militar, mais de 40 famílias celebraram o aniversário de 30 anos do Projeto de Equoterapia. Policiais militares, pais, crianças e profissionais da equipe multidisciplinar comemoraram juntos a trajetória de sucesso do serviço. 

    “A evolução das crianças que passam e já passaram por aqui, ouvir o relato dos pais  nos traz uma vivência, uma aproximação ainda maior à realidade de cada criança atendida”, finaliza o tenente Dalisson Moura Nepomuceno, monitor do Centro de Equoterapia da PMCE. 

    Serviço

    Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, no período da manhã, e os praticantes realizam sessões semanais de 30 minutos. O projeto social desenvolvido pelo RPMont fica na sede da Cavalaria da Polícia Militar, no bairro Cambeba, em Fortaleza. 

    Local: sede da Cavalaria da PMCE, Avenida Washington Soares, 7250 – Cambeba

    Contatos: (85) 31013581 ou 31013582

    Instagram @cavalariapmce

     

    Fonte Matéria

    Faça seu comentário
    Ceará
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

    LEIA TAMBÉM

    Elmano lidera intenções de voto para o Governo do Estado, aponta pesquisa Realtime Big Data

    fevereiro 4, 2026

    IJF amplia em 124% a realização de ressonâncias e acelera diagnósticos na rede municipal

    fevereiro 3, 2026

    Pesquisador desenvolve jogos didáticos para fortalecer educação ambiental e climática

    fevereiro 3, 2026
    LEIA +

    Receba notícias em seu e-mail

    Cadastre seu e-mail e receba as últimas notícias em primeira mão sobre tudo o que acontece no Ceará e no mundo em tempo real!

    Ceará

    Elmano lidera intenções de voto para o Governo do Estado, aponta pesquisa Realtime Big Data

    fevereiro 4, 2026

    IJF amplia em 124% a realização de ressonâncias e acelera diagnósticos na rede municipal

    fevereiro 3, 2026

    Pesquisador desenvolve jogos didáticos para fortalecer educação ambiental e climática

    fevereiro 3, 2026
    Brasil

    Polícia de Santa Catarina conclui investigação sobre morte do cão Orelha

    fevereiro 4, 2026

    Lula envia acordo comercial Mercosul-UE para o Congresso Nacional

    fevereiro 3, 2026

    Novas regras de segurança do PIX entram em vigor nesta segunda

    fevereiro 2, 2026
    Mundo

    Laura Fernández é eleita presidente da Costa Rica

    fevereiro 2, 2026

    Homem morto nos EUA segurava um celular

    janeiro 26, 2026

    Alto general chinês afastado é acusado de vazar segredos nucleares aos EUA, diz jornal

    janeiro 26, 2026

    9.000 voos são cancelados nos EUA antes de nevasca

    janeiro 24, 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp RSS
    • Home
    • Ceará
    • Entretenimento
    • Tecnologia
    • Saúde e Bem-Estar
    • Redação
    © 2026 Agência Cearense - Desenvolvido por Abelha Soluções.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.