O ideal é seguir o tempo de descanso que o treino pede, assim como você faz com o número de repetições e a carga. Afinal, cada parte do treino tem uma função — e todas são importantes para o seu progresso.
Qual o intervalo ideal?
Não existe um tempo fixo de descanso que funcione para todo mundo. O intervalo ideal entre uma série e outra depende de vários fatores: o objetivo do treino, o nível de experiência do aluno, a quantidade de exercícios e como eles foram planejados.
O professor determina o intervalo com base na percepção de esforço do praticante. Se a pausa não estiver adequada, é possível inclusive ajustar para mais ou menos na próxima série do exercício.
Em geral, para quem quer ganhar força ou aumentar os músculos, o intervalo costuma variar entre 45 segundos e 1 minuto e meio, já que os músculos precisam de um tempo para se recuperar do esforço. Para quem está focado em emagrecer, o descanso costuma ser menor, para manter o coração acelerado e queimar mais calorias.
Porém, isso não é uma regra. Existem métodos mais avançados para hipertrofia (ganho de massa muscular) em que o intervalo é bem curtinho — ou até eliminado —, justamente para deixar o músculo ainda mais cansado e estimular o crescimento.