A primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas, receberá os títulos de Cidadã de Barbalha e Cidadã de Crato, municípios da região do Cariri. As homenagens acontecem na próxima sexta-feira (28) e no próximo sábado (29), respectivamente, na sede das casas legislativas.
Em Barbalha, a proposta partiu do vereador Dorivan Amaro dos Santos (PT), presidente da Câmara de Vereadores. Já no Crato, a iniciativa de homenageá-la veio através do vereador Tota Lobo (PT).
A justificativa da homenagem veio a partir do seu trabalho como presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome. “É um reconhecimento ao compromisso social, às ações de segurança alimentar e ao impacto positivo do programa na região do Cariri”, explicou o parlamentar barbalhense.
No mês passado, Lia já havia sido agraciada com a Medalha Herbert de Souza, comenda concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), a pedido dos deputados estaduais Marcos Sobreira (PSB) e Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos).
Além de presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia é articuladora da política estadual de combate à fome, que reúne esforços de instituições públicas e privadas e o engajamento da sociedade civil.
Com forte atuação em pautas de assistência social e políticas públicas, a primeira-dama é formada em Administração e Administração Pública, mestre em Planejamento e Políticas Públicas e acadêmica de Medicina. Servidora pública há 18 anos, Lia de Freitas tem se destacado pela construção de políticas integradas e sustentáveis voltadas à proteção social e à segurança alimentar no Ceará.

