O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, promoveu, neste sábado (7), nos jardins da Casa Legislativa, um evento que reuniu diversos cães e gatos acompanhados de seus tutores. Na ocasião, foram ofertados serviços como vacinação, além de orientações sobre cuidados com os animais e adoção responsável.
Conforme anunciado por Aldigueri, a programação integra o Alece Pet, novo programa permanente desenvolvido pelo Comitê de Responsabilidade Social do Legislativo Cearense, em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da empresa júnior Vetting. O evento contou ainda com a presença dos deputados Agenor Neto (MDB) e Bruno Pedrosa (PT).
Aldigueri destacou a importância da iniciativa e informou que, durante o evento, foram adotados seis gatos e um cachorro.
“O Alece Pet é mais um programa que aproxima a Assembleia da população cearense, abrindo literalmente os jardins da Casa, mas que também irá percorrer todo o estado, nessa parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Uece, levando informação sobre a responsabilidade que temos com os animais, o cuidado, o carinho e também a saúde pública. Vamos realizar adoção responsável, vacinação, mutirões de castração e levar muita informação para a população sobre o bem-estar animal”, afirmou o presidente da Alece.
A programação também contou com desfile de cães e gatos, arrecadação de 70 quilos de ração para doação e vacinação de mais de 100 animais.
Tainah Marinho Aldigueri também participou do evento e reforçou a necessidade de mais ações voltadas à causa animal no Ceará. “Estamos muito felizes em ver a participação em massa dos nossos servidores, familiares e de todo esse público que apoia e defende a causa. Já queremos anunciar que o evento de hoje vai se tornar um projeto continuado e permanente do nosso Comitê de Responsabilidade Social, para que possamos alcançar o impacto social que essa causa demanda e transformá-lo em mais políticas públicas que protejam e defendam cada vez mais os nossos animais”, declarou.
As ações de vacinação e os pontos de orientação sobre cuidados com cães e gatos foram promovidos por profissionais da Faculdade de Medicina Veterinária da Uece, por meio da empresa júnior Vetting, com acompanhamento do diretor do curso, professor Isaac Neto. “Essa parceria é extremamente saudável, pois resgata uma educação de qualidade e um compromisso com a causa animal, unindo a Assembleia Legislativa e a Faculdade de Medicina Veterinária”, destacou.
COLEIRAS ANTIPARASITÁRIAS
Durante o Alece Pet, também foram distribuídas coleiras antiparasitárias por meio do Instituto Centec de Ensino Tecnológico. O presidente da instituição, Acrísio Sena, ressaltou como a união entre poder público e sociedade potencializa ações voltadas à proteção animal.
“Vejam a revolução que uma ação como esta pode causar no entendimento da nossa sociedade sobre o bem-estar animal. Quando a Assembleia se alia à Prefeitura e, especialmente, ao Governo do Estado, isso ganha uma dimensão muito significativa para um estado que já é pioneiro nesse tema, com políticas públicas reais, como os quase 100 mil atendimentos a animais pets, oito toneladas de ração distribuídas e 10 mil coleiras antiparasitárias entregues”, afirmou Acrísio.

