O governador Elmano de Freitas aparece na liderança das intenções de voto em todos os cenários testados pela pesquisa eleitoral para o Governo do Ceará em 2026, realizada pelo Instituto Opinião. Contratado pelo Opinião CE, o levantamento inclui a pesquisa espontânea e as simulações de primeiro e segundo turno.
O levantamento foi feito entre os dias 6 e 9 de fevereiro deste ano, com 1.536 entrevistas presenciais aplicadas na capital, na Região Metropolitana de Fortaleza e em municípios do interior do Estado. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na intenção de voto espontânea para governador do Ceará (quando os nomes não são apresentados aos entrevistados), Elmano de Freitas (PT) aparece com 27% das citações, concentrando a maior taxa de lembrança entre os eleitores. Ciro Gomes (PSDB) surge em segundo lugar, com 10%, seguido por Camilo Santana (PT), com 3%, Capitão Wagner (UB) e André Fernandes (PL) registram 1%. Outros nomes somam 2%. Brancos e nulos chegam a 5%, e 52% dos entrevistados afirmam não saber ou não responder.
Quatro cenários foram testados na intenção de voto estimulada para o primeiro turno (quando é apresentado ao entrevistado uma lista com nomes dos candidatos). No primeiro, a disputa é simulada entre Elmano, Ciro e o senador Eduardo Girão (Novo). Nele, o petista lidera com 41%, seguido de Ciro, com 37% (a diferença configura um empate técnico). Girão tem 6%. Brancos e nulos correspondem a 8% e outros 8% não sabem ou não responderam.
No segundo cenário, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (UB) substitui Ciro. Elmano chega a 48% contra 20%, de Roberto Claudio, e 11%, de Girão. Brancos e nulos ficam em 11% e aqueles que não sabem ou não responderam também chegam a 11%.
O peso dos apoiadores
O terceiro e o quarto cenários da estimulada para o primeiro turno repete os candidatos, mas os associa a seus principais apoiadores. Aqui, o governador petista abre vantagem e venceria no primeiro turno, tanto se os adversários fossem Ciro/Girão ou Roberto Cláudio Girão. Elmano, com apoio de Lula, Camilo Santana, Cid Gomes e Evandro Leitão, chega a 53%. Ciro (com André Fernandes, Roberto Claudio, Capitão Wagner e Tasso Jereissati) tem 28% e Eduardo Girão (apoiado por Michele Bolsonaro), 9%. Brancos e nulos: 5%; e não sabem/não responderam: 4%.
No quarto cenário, Elmano ao lado dos mesmos apoiadores marca 55%; Roberto Claudio (ao lado de Ciro Gomes, André Fernandes, Capitão Wagner e Tasso Jereissati) tem 23%; Girão, com endosso da ex-primeira dama, chega a 10%. Brancos e nulos: 7%; e não sabem/não responderam: 4%.
Segundo turno
As simulações de segundo turno para o Governo do Ceará em 2026 indicam cenários distintos. No confronto direto entre Elmano de Freitas e Ciro Gomes, a pesquisa estimulada registrou um empate técnico, com o petista pontuando 42% e o tucano, 41% das intenções. Já num segundo turno entre Elmano e Roberto Cláudio, o petista amplia a vantagem: 51% contra 26% do adversário.
Outros dois cenários foram testados, mais uma vez, com apoiadores. Nos dois confrontos, Elmano sairia vencedor. Com apoio de Lula, Camilo, Cid e Evandro, o governador chega a 55% contra 34% de Ciro (ao lado de Roberto Claudio, André Fernandes, Wagner e Tasso). Elmano teria 56% no confronto contra Roberto Claudio, que chegaria a 30% (com Ciro Gomes, André Fernandes, Capitão Wagner e Tasso Jereissati).

