O Ministério da Educação (MEC) vai entregar, na próxima segunda-feira (1º de dezembro), a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) a professores cearenses. No evento, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), também vai conceder o voucher do programa Mais Professores, com um incentivo financeiro de R$ 2.100 aos beneficiários, que serão docentes das redes municipais.
Em todo o País, o valor será garantido a oito mil profissionais, durante um período de 24 meses, ou seja, dois anos. A quantia será complementar à remuneração paga pelas redes de ensino. De acordo com o Governo Federal, os estados e os municípios também podem ofertar incentivos adicionais à bolsa paga pelo MEC.
Na capital cearense, também será concedido o “vale-computador”, ainda no âmbito do programa. A premiação será de R$ 3 mil em crédito destinado à compra de notebooks, computadores e tablets para os professores premiados.
Bolsa Mais Professores
O programa Mais Professores para o Brasil, segundo o Executivo, foi construído para reconhecer o papel dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes.
Dentro da política, há o Bolsa Mais Professores, medida publicada em portaria no último dia 17 de novembro e que tem o objetivo de incentivar o ingresso e a permanência de docentes nas redes públicas de ensino da educação básica.
Além da Bolsa, o programa prevê ainda iniciativas como o Pé-de-Meia Licenciaturas, Portal de Formação, Prova Nacional Docente e ações de valorização, como benefícios exclusivos em bancos públicos e descontos em hotéis.
O programa pretende atender 2,3 milhões de docentes em todo o País.

