Close Menu
Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Menu
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Meio Ambiente
    • Ciência
    • Concursos
    • Cultura
    • Economia
    • Tecnologia
    • Inovação
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo
    • Ciência
    • Giselle Dutra
    • Ranne Almeida
    What's Hot

    Bolsonaro deixa prisão domiciliar para fazer exames médicos em Brasília

    agosto 16, 2025

    Saiba quem pode atualizar o teto dos contratos de medicina no Fies — Agência Gov

    agosto 15, 2025

    Alzheimer precoce se manifesta entre os 50 e 65 anos

    agosto 15, 2025
    X (Twitter) Instagram YouTube RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Canal Whatsapp
    • Home
    • Notícias
      • Ceará
      • Brasil
      • Mundo
    • Entretenimento

      Larissa Manoela posa em estúdio para novas fotos

      agosto 14, 2025

      Hytalo Santos: Advogado revela por que decidiu deixar caso do influenciador

      agosto 14, 2025

      Mariana Goldfarb desabafa sobre cansaço das redes sociais: ‘Geram competição e comparação’

      agosto 12, 2025

      Aos 66 anos, morre o cantor e compositor Arlindo Cruz

      agosto 8, 2025

      Gilberto Gil resgata fotos para celebrar dia em que seria o aniversário de 51 anos de Preta Gil

      agosto 8, 2025
    • Tecnologia

      App da Meta AI é lançado no Brasil e funciona independente do WhatsApp

      agosto 14, 2025

      Apple tem data limite para dar mais liberdade para devs de navegadores alternativos

      agosto 12, 2025

      Governo revela detalhes de app de comunicação interna que vai substituir WhatsApp

      agosto 8, 2025

      GPT-5: nova versão do ChatGPT chega para todos com maior evolução até agora

      agosto 8, 2025

      Governo dos EUA terá acesso ao ChatGPT Enterprise pagando US$ 1 por ano

      agosto 8, 2025
    • Saúde e Bem-Estar

      Alzheimer precoce se manifesta entre os 50 e 65 anos

      agosto 15, 2025

      Aumenta energia sem colesterol, melhora digestão e fortalece ossos: os benefícios da tapioca

      agosto 14, 2025

      Chuchu gratinado fit: cremoso, leve e muito saboroso

      agosto 14, 2025

      Médicos revelam 10 fatos essenciais sobre colesterol que todos devem conhecer

      agosto 12, 2025

      Batatas podem aumentar o risco de diabetes? Entenda a relação e como consumir de forma segura

      agosto 12, 2025
    • Colunas
      • Giselle Dutra
      • Ranne Almeida
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco

    Israel afirma ter matado um terrorista; ele tinha 14 anos

    By Agência Cearensemaio 28, 2025 Mundo
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Uma grande multidão de pessoas se reúne em uma área urbana, segurando bandeiras palestinas e outras bandeiras. No centro da imagem, um grupo de pessoas carrega um caixão coberto com uma bandeira, enquanto outras pessoas ao redor demonstram apoio. A cena é marcada por uma atmosfera de luto e protesto, com muitos rostos visíveis entre a multidão.
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    As roupas estavam espalhadas em um cume pontilhado de oliveiras e amendoeiras, acima de uma rodovia na Cisjordânia ocupada por Israel. Na terra cor de ferrugem salpicada de flores silvestres, havia uma camiseta preta rasgada, meias Converse pretas e um par de tênis Nike Air branco.

    Perto dali, havia um par de calças de moletom cinza da Nike ensanguentadas e um capuz preto perfurado com buracos. Aqui, em 6 de abril, perto de Turmus Aya, um vilarejo na Cisjordânia onde a maioria dos moradores tem cidadania americana, soldados israelenses mataram Amer Rabee, um garoto palestino-americano de 14 anos que nasceu em Nova Jersey. Os militares entregaram seu corpo nu e cheio de balas algumas horas depois em um saco azul, de acordo com sua família.

    O exército israelense acusou Amer e dois de seus amigos de atirar pedras na rodovia e colocar civis em perigo. Ele descreveu os meninos como terroristas e disse que seus soldados haviam eliminado um deles e atirado nos outros dois.

    A família de Amer e um dos meninos sobreviventes negam a acusação, dizendo que eles estavam colhendo amêndoas. Amer foi baleado várias vezes na parte superior do corpo, de acordo com fotografias que sua família compartilhou com o The New York Times.

    A morte de Amer aumentou as acusações de que o exército israelense usa força excessiva e opera com impunidade. Isso ocorreu em meio a um aumento acentuado da violência contra os palestinos na Cisjordânia, onde os militares israelenses têm realizado incursões e reforçado o controle na mais ampla repressão à militância no local em uma geração. Os ataques de colonos extremistas contra palestinos também aumentaram recentemente.

    A morte de Amer também levantou questões sobre a resposta dos EUA para ajudar seus próprios cidadãos. Os senadores Andy Kim e Cory Booker, de Nova Jersey, solicitaram uma investigação liderada pelos EUA sobre a morte de Amer, mas o governo Trump permaneceu em grande parte indiferente.

    No mês passado, a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, disse em uma entrevista coletiva que os militares israelenses acreditavam estar impedindo um ato de terrorismo. “Precisamos saber mais sobre a natureza do que aconteceu no local”, acrescentou ela. As autoridades americanas não responderam a um pedido de informações adicionais.

    Mais de 900 palestinos foram mortos na Cisjordânia, a maioria pelos militares israelenses e alguns por colonos, desde a ofensiva liderada pelo Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, de acordo com as Nações Unidas. Cerca de 30 israelenses foram mortos por palestinos na Cisjordânia durante esse período.

    De 2018 a 2022, menos de um terço das reclamações de que os soldados haviam ferido palestinos na Cisjordânia resultou em uma investigação, de acordo com um relatório recente da Yesh Din, uma organização israelense de direitos humanos. Apenas uma fração delas resultou em ação legal.

    Uma chuva de tiros

    Os três garotos tinham saído para colher amêndoas verdes, uma iguaria sazonal, em um pomar em terraços entre Turmus Aya e a Rota 60, uma movimentada via norte-sul que liga uma colcha de retalhos de cidades palestinas e assentamentos judaicos, disse um dos amigos, Ayoub Jabara, 14, ao New York Times em sua casa em Turmus Aya.

    Ele negou que tivessem atirado pedras, dizendo que estavam apenas jogando amêndoas secas uns nos outros. Ayoub, que também é palestino-americano, descreveu que chegou a um ponto muito próximo da estrada principal e encontrou uma árvore com amêndoas secas. “Amer pegou uma e estava brincando dizendo que era como uma pedra e a jogou em mim. Eu a joguei de volta”, disse ele.

    Amer foi alvejado pelo menos 11 vezes, de acordo com seu pai, Mohammed Rabee. Fotografias tiradas com o celular de um amigo da família que acompanhava Rabee quando eles pegaram o corpo de Amer pareciam mostrar vários ferimentos de entrada, incluindo um no centro da testa e outros no pescoço e na parte superior do tronco.

    Horas depois do tiroteio, os militares israelenses divulgaram um clipe de 10 segundos de uma filmagem borrada, sem registro de data e hora, que mostra três figuras não identificáveis parecendo recolher coisas do chão. Uma das figuras parece arremessar algo em um movimento para baixo, embora nenhum objeto seja visível. O vídeo é cortado quando os três parecem se virar e correr.

    Os militares disseram que a filmagem foi feita de um posto militar e que os soldados estavam em uma emboscada no que eles descreveram como uma operação antiterrorismo na área.

    Quatro dias após a morte de Amer, repórteres do New York Times procuraram sinais do tiroteio no cume onde ele foi morto e encontraram as roupas.

    Roupas que pareciam ter sido cortadas por soldados e luvas cirúrgicas azuis estavam espalhadas ao redor de uma pedra manchada de sangue. Os militares disseram que era um procedimento padrão remover as roupas para garantir que o corpo não estivesse armadilhado. As roupas foram posteriormente identificadas pela família como sendo de Amer, quando os repórteres as devolveram à família em sua casa.

    Mesmo que os meninos tenham atirado pedras, disse Mohammed Rabee, os soldados poderiam ter disparado tiros de advertência para afugentá-los ou poderiam tê-los perseguido e detido. “Ele tinha 14 anos de idade”, disse ele. “Não é preciso nenhum treinamento especial para pegar uma criança pequena.”

    Em vez disso, os soldados dispararam uma rajada de tiros contra ele. Sua família acredita que eles queriam matá-lo. Os militares se recusaram a confirmar ou negar que tenham uma política de atirar para matar em quem atira pedras.

    Lá Fora

    Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

    Ayoub, amigo de Amer, sofreu “vários ferimentos a bala”, de acordo com os registros médicos do hospital árabe Istishari, nas proximidades de Ramallah, onde passou três dias na unidade de terapia intensiva. Tanto o Dr. Mohammad Qneibi, médico de uma clínica local para onde Ayoub foi levado pela primeira vez, quanto o pai de Ayoub, Ahed Jabara, disseram ao New York Times que o menino foi baleado pelo menos três vezes na região da virilha. A família do terceiro menino, Abdulrahman Shihada, 15, não quis ser entrevistada.

    Fonte Matéria

    Faça seu comentário
    Mundo
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

    LEIA TAMBÉM

    ONU alerta Israel e Rússia de que podem ser incluídos em lista de suspeitos de cometer violência sexual em conflitos

    agosto 13, 2025

    Morre Miguel Uribe, pré-candidato presidencial baleado há dois meses na Colômbia

    agosto 11, 2025

    À espera de Trump, Putin busca apoio da China e da Índia

    agosto 8, 2025
    LEIA +

    Receba notícias em seu e-mail

    Cadastre seu e-mail e receba as últimas notícias em primeira mão sobre tudo o que acontece no Ceará e no mundo em tempo real!

    Ceará

    Uece abre 239 vagas para seleção de professores temporários e substitutos

    agosto 14, 2025

    PRF apreende mais de 500 kg de cocaína com destino ao interior do CE

    agosto 14, 2025

    PM apreende mais de 32 quilos de maconha em casa abandonada no bairro Granja Lisboa

    agosto 13, 2025
    Brasil

    Bolsonaro deixa prisão domiciliar para fazer exames médicos em Brasília

    agosto 16, 2025

    Desemprego cai em 18 estados no segundo trimestre

    agosto 15, 2025

    Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro

    agosto 15, 2025
    Mundo

    ONU alerta Israel e Rússia de que podem ser incluídos em lista de suspeitos de cometer violência sexual em conflitos

    agosto 13, 2025

    Morre Miguel Uribe, pré-candidato presidencial baleado há dois meses na Colômbia

    agosto 11, 2025

    À espera de Trump, Putin busca apoio da China e da Índia

    agosto 8, 2025

    Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

    agosto 1, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp RSS
    • Home
    • Ceará
    • Entretenimento
    • Tecnologia
    • Saúde e Bem-Estar
    • Redação
    © 2025 Agência Cearense - Desenvolvido por Abelha Soluções.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.