Close Menu
Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Menu
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Meio Ambiente
    • Ciência
    • Concursos
    • Cultura
    • Economia
    • Tecnologia
    • Inovação
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo
    • Ciência
    • Giselle Dutra
    • Ranne Almeida
    What's Hot

    Bolsonaro deixa prisão domiciliar para fazer exames médicos em Brasília

    agosto 16, 2025

    Saiba quem pode atualizar o teto dos contratos de medicina no Fies — Agência Gov

    agosto 15, 2025

    Alzheimer precoce se manifesta entre os 50 e 65 anos

    agosto 15, 2025
    X (Twitter) Instagram YouTube RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Canal Whatsapp
    • Home
    • Notícias
      • Ceará
      • Brasil
      • Mundo
    • Entretenimento

      Larissa Manoela posa em estúdio para novas fotos

      agosto 14, 2025

      Hytalo Santos: Advogado revela por que decidiu deixar caso do influenciador

      agosto 14, 2025

      Mariana Goldfarb desabafa sobre cansaço das redes sociais: ‘Geram competição e comparação’

      agosto 12, 2025

      Aos 66 anos, morre o cantor e compositor Arlindo Cruz

      agosto 8, 2025

      Gilberto Gil resgata fotos para celebrar dia em que seria o aniversário de 51 anos de Preta Gil

      agosto 8, 2025
    • Tecnologia

      App da Meta AI é lançado no Brasil e funciona independente do WhatsApp

      agosto 14, 2025

      Apple tem data limite para dar mais liberdade para devs de navegadores alternativos

      agosto 12, 2025

      Governo revela detalhes de app de comunicação interna que vai substituir WhatsApp

      agosto 8, 2025

      GPT-5: nova versão do ChatGPT chega para todos com maior evolução até agora

      agosto 8, 2025

      Governo dos EUA terá acesso ao ChatGPT Enterprise pagando US$ 1 por ano

      agosto 8, 2025
    • Saúde e Bem-Estar

      Alzheimer precoce se manifesta entre os 50 e 65 anos

      agosto 15, 2025

      Aumenta energia sem colesterol, melhora digestão e fortalece ossos: os benefícios da tapioca

      agosto 14, 2025

      Chuchu gratinado fit: cremoso, leve e muito saboroso

      agosto 14, 2025

      Médicos revelam 10 fatos essenciais sobre colesterol que todos devem conhecer

      agosto 12, 2025

      Batatas podem aumentar o risco de diabetes? Entenda a relação e como consumir de forma segura

      agosto 12, 2025
    • Colunas
      • Giselle Dutra
      • Ranne Almeida
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco

    Em erro de cálculo, Irã não esperava ataque de Israel

    By Agência Cearensejunho 14, 2025 Mundo
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    A imagem mostra um cenário de desastre, possivelmente após uma explosão ou colapso de edifício. Há fumaça no ar e escombros visíveis no chão. Vários socorristas, vestidos com uniformes vermelhos e coletes, estão trabalhando na área, alguns deles usando capacetes. Um veículo de resgate amarelo está presente ao fundo, e há uma árvore próxima aos escombros.
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    Líderes de alto escalão do Irã haviam planejado, por mais de uma semana, um ataque a Israel caso as negociações nucleares com os Estados Unidos falhassem. No entanto, cometeram um grande erro de cálculo.

    Eles não esperaram que Israel atacasse antes de uma nova rodada de negociações, que estava marcada para este domingo (15) em Omã, disseram autoridades próximas à liderança iraniana na sexta-feira (13). Descartaram relatos de que um ataque era iminente como propaganda israelense, destinada a pressionar o Irã a fazer concessões em seu programa nuclear nas negociações.

    Talvez devido a essa complacência, precauções que haviam sido planejadas foram ignoradas, disseram as autoridades.

    Este relato de como os oficiais iranianos estavam se preparando antes de Israel realizar ataques em larga escala em todo o país na sexta, e como reagiram após os ataques, é baseado em entrevistas com meia dúzia de altos oficiais iranianos e dois membros da Guarda Revolucionária. Todos pediram para não serem identificados por discutir informações sensíveis.

    As autoridades disseram que, na noite do ataque de Israel, os comandantes militares do alto escalão não se abrigaram em casas seguras e, em vez disso, permaneceram em suas próprias casas, uma decisão fatídica. O general Amir Ali Hajizadeh, comandante da unidade aeroespacial da Guarda Revolucionária, e sua equipe sênior ignoraram uma diretiva contra se reunir em um único local. Eles realizaram uma reunião de emergência em uma base militar em Teerã e foram mortos quando Israel atacou a base.

    Lá Fora

    Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

    Até a noite de sexta, o governo iraniano começava a compreender a extensão dos danos causados pela campanha militar de Israel, que começou nas primeiras horas do dia e atingiu pelo menos 15 locais em todo o Irã, disseram quatro autoridades iranianas.

    Israel detonou grande parte da capacidade de defesa do Irã, destruindo radares e defesas aéreas; comprometeu o acesso do país ao seu arsenal de mísseis balísticos; e eliminou figuras de alto escalão na cadeia de comando militar. Além disso, a parte acima do solo de uma importante planta de enriquecimento nuclear em Natanz foi gravemente danificada.

    Em mensagens privadas compartilhadas com o jornal The New York Times, alguns oficiais perguntavam com raiva uns aos outros: “Onde está a nossa defesa aérea?” e “Como Israel pode vir e atacar qualquer coisa que queira, matar nossos principais comandantes, e nós somos incapazes de impedi-lo?” Eles também questionaram as grandes falhas de inteligência e defesa que levaram o Irã à incapacidade de prever os ataques e os danos resultantes.

    O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, que foi transferido para um local seguro não divulgado, onde permaneceu em contato com os principais oficiais militares restantes, disse em um discurso televisado que Israel, com seus ataques, declarou guerra ao Irã. Enquanto falava, jurando vingança e punição, o Irã lançou várias ondas de ataques com mísseis em Tel Aviv e Jerusalém.

    “Eles não devem pensar que atacaram e acabou”, disse Khamenei. “Não, foram eles que começaram. Eles começaram a guerra. Não vamos permitir que escapem impunes deste crime.”

    Na manhã de sexta, o Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã realizou reunião de emergência para discutir como o país deveria responder. Khamenei disse, então, que desejava vingança, mas não queria agir precipitadamente, de acordo com dois oficiais que estavam familiarizados com as discussões.

    Divisões surgiram sobre quando e como o Irã deveria responder, e se poderia sustentar uma guerra prolongada com Israel, que poderia também envolver os EUA, dado o quão seriamente suas capacidades de defesa e mísseis foram danificadas. Um oficial disse na reunião que, se Israel respondesse atacando a infraestrutura ou as plantas de água e energia do Irã, isso poderia levar a protestos ou distúrbios.

    Um membro da Guarda Revolucionária informado sobre a reunião disse que as autoridades entenderam que Khamenei enfrentava um momento crucial em seus quase 40 anos no poder: ele teria que decidir entre agir, arriscando uma guerra total que poderia acabar com seu governo, ou recuar, o que seria interpretado nacional e internacionalmente como uma derrota.

    “Khamenei não tem boas opções”, disse Ali Vaez, diretor do projeto Irã do International Crisis Group. “Se ele escalar, corre o risco de convidar um ataque israelense ainda mais devastador, no qual os EUA poderiam se juntar. Se não escalar, corre o risco de enfraquecer seu regime ou perder o poder.”

    Por fim, Khamenei ordenou que as forças armadas do Irã disparassem contra Israel. Inicialmente, o plano era lançar até mil mísseis balísticos em Israel para sobrecarregar sua defesa aérea e garantir o máximo de danos, de acordo com dois membros da Guarda.

    Mas os ataques de Israel às bases de mísseis impediram o deslocamento rápido dos projéteis do armazenamento para as plataformas de lançamento, acrescentaram.

    No final, o Irã só conseguiu lançar cerca de cem mísseis em suas primeiras ondas de ataques. Pelo menos sete locais ao redor de Tel Aviv foram atingidos, matando ao menos uma pessoa e ferindo outras 20, além de danificar edifícios residenciais.

    Na sexta, após os ataques israelenses terem diminuído um pouco durante parte do dia, as forças armadas do Irã apressaram-se para reparar algumas de suas defesas aéreas danificadas e instalar novas, de acordo com autoridades. O espaço aéreo do Irã permaneceu fechado, com voos suspensos e aeroportos fechados.

    Alguns residentes de Teerã passaram a sexta, feriado no país, esperando nas filas dos postos de gasolina para abastecer seus veículos e indo aos mercados estocar itens essenciais como pão, alimentos enlatados e água engarrafada.

    Muitas famílias se reuniram em parques até altas horas da noite, estendendo cobertores e fazendo piqueniques na grama, e disseram em entrevistas telefônicas temer permanecer em casa após Israel ter atingido edifícios residenciais em vários bairros, visando cientistas e oficiais militares e governamentais.

    Mehrdad, 35, que não quis usar seu sobrenome por temer pela sua segurança, compartilhou um vídeo da parede de sua cozinha e das janelas destruídas quando um míssil israelense atingiu o prédio ao lado, em seu bairro de classe alta no norte de Teerã. Ele disse que teve sorte por estar no quarto quando o ataque ocorreu, mas alguns civis no bairro, incluindo crianças, ficaram feridos.

    Nas primeiras horas deste sábado (14), Israel retomou seus ataques a Teerã. Alguns residentes, incluindo Fatemeh Hassani, que mora no bairro de Mirdamad, disseram que ouviram drones sobrevoando e o som incessante de explosões seguidas pelo tiroteio das defesas aéreas no leste e no centro de Teerã.

    Mahsa, uma engenheira de computação de 42 anos que mora no norte da capital e também não quis divulgar seu sobrenome por medo de sua segurança, disse que ela e sua família não conseguiram dormir. Não só ouviam as explosões, mas também viam os rastros de fogo e fumaça pela janela.

    “Estamos no meio de uma guerra, isso está claro para todos nós, e não sabemos onde isso vai dar ou como vai terminar”, disse ela.

    Fonte Matéria

    Faça seu comentário
    Mundo
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

    LEIA TAMBÉM

    ONU alerta Israel e Rússia de que podem ser incluídos em lista de suspeitos de cometer violência sexual em conflitos

    agosto 13, 2025

    Morre Miguel Uribe, pré-candidato presidencial baleado há dois meses na Colômbia

    agosto 11, 2025

    À espera de Trump, Putin busca apoio da China e da Índia

    agosto 8, 2025
    LEIA +

    Receba notícias em seu e-mail

    Cadastre seu e-mail e receba as últimas notícias em primeira mão sobre tudo o que acontece no Ceará e no mundo em tempo real!

    Ceará

    Uece abre 239 vagas para seleção de professores temporários e substitutos

    agosto 14, 2025

    PRF apreende mais de 500 kg de cocaína com destino ao interior do CE

    agosto 14, 2025

    PM apreende mais de 32 quilos de maconha em casa abandonada no bairro Granja Lisboa

    agosto 13, 2025
    Brasil

    Bolsonaro deixa prisão domiciliar para fazer exames médicos em Brasília

    agosto 16, 2025

    Desemprego cai em 18 estados no segundo trimestre

    agosto 15, 2025

    Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro

    agosto 15, 2025
    Mundo

    ONU alerta Israel e Rússia de que podem ser incluídos em lista de suspeitos de cometer violência sexual em conflitos

    agosto 13, 2025

    Morre Miguel Uribe, pré-candidato presidencial baleado há dois meses na Colômbia

    agosto 11, 2025

    À espera de Trump, Putin busca apoio da China e da Índia

    agosto 8, 2025

    Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

    agosto 1, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp RSS
    • Home
    • Ceará
    • Entretenimento
    • Tecnologia
    • Saúde e Bem-Estar
    • Redação
    © 2025 Agência Cearense - Desenvolvido por Abelha Soluções.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.