O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), lançou, nesta quinta-feira (6), as inscrições para a edição deste ano do programa CNH Popular, que disponibiliza habilitações gratuitas nas categorias A (moto) e B (carro) para a população de baixa renda no Estado.
Todos os interessados devem fazer parte do CadÚnico, sistema que identifica as famílias brasileiras de baixa renda, e ter, no mínimo, 18 anos de idade. As inscrições já podem ser realizadas no site do Detran.
Ao todo, serão 35 mil vagas. Nesta quinta-feira, estão disponíveis 29.650, com as próximas vagas a serem disponibilizadas em breve, conforme o Executivo estadual. Elas são distribuídas da seguinte forma:
- 25 mil vagas destinadas à ampla concorrência em todo o Ceará, complementadas por vagas específicas para cinco modalidades;
- 3 mil vagas para estudantes universitários (mediante comprovação de matrícula ativa);
- 150 para pessoas surdas (com laudo médico);
- 500 para povos indígenas (com certidão da associação validada);
- 500 para quilombolas (com certidão da associação validada);
- 500 para mudança para a Categoria D (com comprovação de dois anos de experiência na Categoria B).
Além de Elmano, o superintendente do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Waldemir Catanho (PT), também esteve presente no lançamento.
Criado em 2009, o CNH Popular chega, na edição deste ano, ao maior número de vagas ofertadas em sua história. Para isso, o investimento no programa foi de R$ 25 milhões.

