O presidente Lula (PT) cumpre agenda no Ceará nesta quarta-feira (3), quando o chefe de Estado estará presente em duas solenidades: entrega de carteira de professores e inauguração do Polo Automotivo do Ceará. Ele também deverá anunciar, na ocasião, medidas para o Data Center no Pecém e atualização da terceira fase de obras do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza.
Na primeira parte da agenda, marcada para o período da manhã, ele participa da entrega das Carteiras Nacional Docente do Brasil (CNDB) a professores, no Centro de Eventos do Ceará.
O evento vai contar com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), além de aliados da base governista. Equipamentos do programa Mais Professores para o Brasil também serão anunciados.
A CNDB é um documento oficial destinado a professores, com validade de 10 anos em todo o território nacional. A carteira, conforme o Governo Federal, é uma forma de reconhecimento profissional e dá acesso a vários benefícios culturais, comerciais e de lazer. Já o Mais Professores inclui iniciativas para o desenvolvimento e a valorização dos professores, como o Vale-Computador, a Bolsa Mais Professores e o Portal de Formação.
Polo Automotivo do Ceará
Pela tarde, Lula participa da inauguração do Polo Automotivo, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na oportunidade, será anunciado o início da produção dos primeiros veículos na planta multimarcas da Comexport. No empreendimento, a General Motors (GM) produzirá o primeiro modelo de carro já anunciado, o Chevrolet Spark EUV, veículo elétrico.
Como noticiado pelo Opinião CE, deverá ser anunciada a produção de um segundo modelo nesta quarta. A informação foi revelada pelo prefeito de Horizonte, Nezinho Farias (PSB). A Chevrolet já estudava montar um segundo modelo a ser feito na fábrica da Comexport, o Chevrolet Captiva. O gestor municipal, no entanto, não disse qual seria o modelo a ser anunciado.
A Planta Automotiva do Ceará (Pace) será a primeira planta multimarcas do setor automotivo do Brasil, modelo que já existe em países como México, Finlândia, Áustria e Uruguai. Por ser multimarcas, o empreendimento da Comexport deverá contar também com outras companhias além da GM.
Data Center
No Pecém, será construído um Data Center da empresa chinesa ByteDance, dona da rede social TikTok. O anúncio do empreendimento gerou polêmica devido à alta demanda de consumo de energia e de água dos data centers.
Segundo o governador Elmano de Freitas, no entanto, se os empreendimentos do tipo são problema para outros locais, para o Ceará serão uma “solução”. De acordo com o chefe do Executivo cearense, os data centers instalados no Estado utilizarão água de reúso. A medida é voltada à redução dos impactos ambientais da operação.
Além disso, como frisou o governador, todas as indústrias, comércio e empresas localizadas no Estado consomem 1,5 giga de energia, inferior aos 5 gigas produzidos pelo Ceará.
“Precisamos ter consumo de energia. Temos que mais que duplicar nossa capacidade de produção. O Data Center, em vez de ser um problema para o Ceará, é uma solução para o excesso de energia solar e eólica”, acrescentou, durante participação do Estado na COP30.
A companhia detentora do Data Center terá a obrigação de investir R$ 15 milhões por ano em ações voltadas às comunidades do entorno.
ITA
Já em relação ao campus do ITA no Ceará, deverá ser anunciada a terceira fase das obras. Nas duas primeiras etapas, o investimento foi de mais de R$ 170 milhões para medidas como a construção de dois blocos, pavimentação do espaço e implantação da infraestrutura viária, elétrica e hidrossanitária.
O ITA tem seis tradicionais cursos de Engenharia: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial.
Já no Ceará, foram acrescentados dois novos cursos, de Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energias Renováveis, com perspectiva de cursos de pós-graduação e de outra oferta de graduação em Bioengenharia. O primeiro processo seletivo de acesso ao ITA Ceará aconteceu em 2024, com a primeira turma acolhida em 2025 e 2026 ainda no campus de São José dos Campos, em São Paulo.
Em 2027, após a conclusão das obras, as turmas serão transferidas à nova unidade para dar prosseguimento às atividades.

