A operação Centro Seguro começa nesta quinta-feira (27) com um reforço de 209 policiais militares, além de guardas civis municipais, atuando até o dia 31 de dezembro de 2025. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT) e pelo prefeito Evandro Leitão (PT) durante o lançamento do programa FORtaleCE, na Praça do Ferreira, na quarta (26).
O objetivo é coibir crimes contra o patrimônio, especialmente furtos e roubos, em um período em que o Centro de Fortaleza registra grande circulação de pessoas devido às festas de fim de ano.
“Todo ano fazemos a Operação Centro Seguro. Nós estamos com mais de 200 policiais nesse período, para termos um Centro ainda mais seguro para o fortalezense, para aquele que vem do interior fazer suas compras. E eu tenho absoluta convicção de que o povo sabe da importância dessas ações”, afirmou o governador.
Com o reforço, o efetivo policial da região terá aumento de 100%. A operação contará com:
- 31 postos com duplas a pé;
- 4 postos fixos;
- 4 equipes de ciclo patrulhamento;
- 6 viaturas;
- 3 equipes de motopatrulhamento.
A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e inclui o apoio de duas Bases Móveis Cidadãs, uma na Praça do Ferreira e outra na Praça da Lagoinha. Equipes do Gciclo e do GTAM também auxiliarão as rondas.
Redução nos índices
De janeiro a outubro deste ano, Fortaleza registrou queda nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) em comparação ao mesmo período de 2024:
- Roubos: redução de 24,5%;
- Furtos: queda de 7,1%.
A operação permanece ativa até o último dia de 2025, acompanhando o movimento intenso no comércio e reforçando a sensação de segurança para moradores, visitantes e comerciantes do Centro.

