A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) está entre os passageiros do barco Grande Blu, interceptado pela marinha de Israel na noite desta quarta-feira (1º), durante missão humanitária com destino à Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pela assessoria da Flotilha Global Sumud, da qual o Brasil participa.
Segundo relato da organização, a flotilha navegava a cerca de 70 milhas da costa quando os barcos israelenses se aproximaram e danificaram os equipamentos de comunicação, deixando os tripulantes incomunicáveis. Até o momento, não há detalhes sobre o estado das pessoas a bordo. Uma equipe jurídica ligada à ONG Adalah, na Palestina, está de prontidão para prestar assistência.
Além de Luizianne, outros brasileiros e a ativista Greta Thunberg estavam em embarcações que também foram alvo da operação. Em nota, a Global Sumud acusou Israel de praticar um “ataque ilegal em águas internacionais” e apelou para que governos, líderes mundiais e instituições internacionais acompanhem o caso de perto e cobrem a libertação dos tripulantes.

