A cantora Anitta e o apresentador Luciano Huck estiveram neste sábado (16) no Território Indígena do Xingu, em Mato Grosso, para acompanhar o Kuarup, cerimônia tradicional que marca o fim do luto e a despedida dos mortos ilustres de diversas etnias da região.
Os artistas desembarcaram na Aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, onde foram recebidos em clima de celebração. A visita integra as gravações de um especial para o programa Domingão com Huck, da TV Globo. Neste domingo (17), a comitiva deve seguir para a Terra Indígena Capoto-Jarina, onde encontrarão o cacique Raoni Metuktire, de 93 anos, uma das maiores lideranças indígenas do país.
Em imagens divulgadas nas redes sociais, Takumã Kuikuro, liderança local, destacou a importância da cerimônia e celebrou a presença de Huck e Anitta:
“Estou com essa pintura que significa um sagrado para a gente. (…) Fico feliz com a sua vinda para conhecer nosso território e nossa realidade. Somos guardiões da floresta”, afirmou.
Anitta agradeceu o convite e ressaltou a luta dos povos originários contra a destruição ambiental:
“Eu sei muito bem como é a força contrária para acabar com o território indígena, com a cultura. Contem comigo”, disse a cantora.
O que é o Kuarup
O Kuarup é um dos rituais mais importantes do Xingu. Realizado em homenagem aos mortos, envolve dias de cantos, danças, pinturas corporais, enfeites tradicionais e a luta corporal huka-huka, além da colocação dos troncos que simbolizam os homenageados.
Foto: Reprodução/Instagram