O Supremo Tribunal Federal (STF) vai promover, no próximo dia 8 de janeiro, em Brasília, um evento para relembrar os três anos dos atos golpistas, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram prédios dos Poderes na capital da República.
Na ocasião, será realizado o evento “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”.
O presidente do STF, o ministro Edson Fachin, já afirmou, no ano passado, que os atos golpistas foram a “face visível” de um movimento “subterrâneo” que articula um golpe de Estado.
“Relembrar esta data, com a gravidade que o episódio merece, constitui, também, um esforço para virarmos a página, mas sem arrancá-la da história”, frisou Fachin durante cerimônia que lembrou os dois anos do 8 de janeiro.
Programação
A programação vai incluir a abertura de uma exposição, a exibição de um documentário, uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa de debate.
No início da tarde, vai haver a abertura da exposição “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”, a ser exibida no Espaço do Servidor, no STF.
Na sequência, será exibido o documentário “Democracia Inabalada: Mãos da Reconstrução”, no Museu do próprio tribunal.
A programação vai seguir com uma roda de conversa com profissionais da imprensa sobre o tema, também no Museu do STF, e finaliza com a mesa-redonda “Um dia para não esquecer”, no Salão Nobre do Supremo.

