Brasília sediará, de 10 a 13 próximos, o 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, evento promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJPSF), colocando em pauta os principais desafios da profissão na era digital.
Entre os destaques da programação está o painel “Quais os caminhos possíveis para a sustentabilidade do Jornalismo?”, que reunirá o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) e o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), João Brant.
Os profissionais de Imprensa de Maringá e região estarão representados no evento pelos jornalistas Ricardo Andretto e Kris Schornobay, que fazem parte da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR).
O Congresso acontecerá no Sebrae Asa Norte, em Brasília (DF), e integra o conjunto de reflexões sobre o futuro econômico, tecnológico e social do jornalismo no país, diante das mudanças impostas pela digitalização e pela inteligência artificial.
No painel em questão, João Brant apresentará propostas e diretrizes da Secom-PR para fortalecer o ecossistema jornalístico brasileiro, com foco em modelos de financiamento, pluralidade informativa, liberdade de imprensa e qualificação profissional.
Já Orlando Silva trará suas impressões colhidas durante meses em que relatou o PL 2630, que tratou do tema na Câmara Federal e que apresentou propostas para sustentabilidade da atividade jornalística no Brasil. Também conhecido como PL das Fake News, o projeto relatado por Orlando Silva busca regular a transparência e responsabilidade de plataformas online no combate à desinformação.
Trajetória dos painelistas
Doutor em Ciência Política pela USP, João Brant tem longa atuação nas políticas de comunicação, cultura e direitos digitais. Foi Secretário-Executivo do Ministério da Cultura (2015–2016) e assessor especial da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, além de ter atuado em entidades da sociedade civil voltadas à liberdade de expressão e regulação do ambiente digital. Também foi consultor de organizações como Unesco, Fundação Ford, Global Partners e Observacom, o Observatorio Latinoamericano de Regulación, Medios y Convergencia.
Já Orlando Silva, ex-ministro do Esporte e deputado federal nos governos de Lula 2 e Dilma 1, destaca-se na defesa de marcos regulatórios democráticos para o ambiente digital. Relator de importantes peças legislativas, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Projeto de Lei 2630/2020 (PL das Fake News), o parlamentar tem sido uma das principais vozes na proteção do direito à informação e no enfrentamento à desordem informacional no país.
O Congresso
Com o tema “Os Desafios do Jornalismo: de Gutenberg à Inteligência Artificial”, o 40º Congresso reunirá cerca de 250 jornalistas de todo o Brasil. A programação inclui conferência magna, painéis temáticos, oficinas e plenárias deliberativas, fortalecendo uma tradição iniciada ainda na década de 1940.
O evento conta com patrocínio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Banco do Nordeste (BNB) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). Conta ainda com o apoio da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Fenae, Adunb, Fenafisco, Sintaf-CE e Andes.
Notícias relacionadas

