A Prefeitura de Fortaleza iniciou na terça-feira (25) o plantio das primeiras árvores que formarão a ciclovia arborizada da Avenida Dom Luís. Ao todo, serão distribuídos mais de 110 ipês ao longo do percurso que vai do começo da via até a Praça Portugal.
Nesta etapa inicial, ao longo da semana, serão colocadas 80 árvores no trecho entre o Colégio Farias Brito e o cruzamento com a Avenida Senador Virgílio Távora. Na semana seguinte, outras 50 mudas ocuparão o segmento restante, até a Avenida Desembargador Moreira, junto ao plantio de vegetação baixa e arbustos que completarão o paisagismo do canteiro central.
Durante o período das intervenções, agentes e orientadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) reforçarão o controle viário, com bloqueios parciais e itinerantes na faixa da esquerda, sempre fora dos horários de pico, para reduzir impactos no trânsito.
AVANÇO
O titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Abreu Machado, ressaltou que o plantio marca um avanço relevante na qualificação do corredor. Segundo ele, a ciclovia arborizada melhora a segurança, amplia o conforto térmico e transforma a Dom Luís em um espaço mais acolhedor, oferecendo sombra, diminuindo o calor e contribuindo para a drenagem urbana, gerando retorno em qualidade de vida.
Os ipês também funcionam como proteção natural aos ciclistas e ampliam o verde em uma das principais avenidas da cidade. A escolha da espécie considerou sua representatividade como árvore símbolo de Fortaleza e sua raiz pivotante, que cresce para baixo e permite o plantio em canteiros e calçadas sem prejuízos à estrutura do passeio.
Nesta fase inicial do plantio, estão sendo colocados 40 ipês rosa, 20 ipês-roxos e 20 ipês-amarelos. As árvores ainda levarão um período para atingir porte total e florir, criando um visual distinto para os moradores e ampliando o verde urbano, compromisso central da Secretaria de Urbanismo e Maio Ambiente (Seuma), conforme destacou o secretário João Vicente.
Os ipês instalados apresentam mais de 2,5 metros de altura e devem levar cerca de três anos para iniciar o florescimento.
ETAPAS
A obra foi dividida em duas fases para atender pedidos dos comerciantes da região. A primeira parte, entre o início da avenida e a Praça Portugal, será finalizada até domingo (30). A segunda etapa, da Avenida Desembargador Moreira à Rua Tibúrcio Cavalcante, começará em janeiro, após o período de compras natalinas.

