O incêndio registrado na manhã desta quinta-feira (13) no Hospital César Cals, em Fortaleza, começou na estação de geração de energia da instituição, segundo informou o major Aloísio, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).
De acordo com o oficial, não houve chamas, apenas fumaça, e os danos ficaram restritos ao local onde o incidente teve início, sem afetar áreas de atendimento ou a estrutura interna do hospital.
O fogo foi controlado em cerca de 15 minutos, após o corte de energia feito para permitir a atuação da equipe. Durante o episódio, a unidade ficou sem luz, o que levou à retirada preventiva de pacientes — entre eles gestantes — por causa da fumaça.
As causas ainda serão investigadas pela Perícia Forense. O primeiro acionamento ocorreu às 10h50, e a guarnição chegou ao hospital por volta das 11h15.
Imagens que circularam nas redes sociais mostraram grande quantidade de fumaça e bebês sendo transportados em incubadoras. Em publicação, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, informou que o incêndio ocorreu “na subestação de energia, parte externa” e reforçou que a situação já está controlada e não houve vítimas.
A Secretaria da Saúde do Ceará emitiu uma nota oficial sobre o caso:
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que, na manhã desta quinta-feira (13), foi registrado um incêndio na subestação de energia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC).
As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos.
Por medida de precaução, os pacientes estão sendo retirados em segurança e transferidos para outras unidades das Redes estadual e municipal.
A Sesa informa que a situação está sob controle e que as causas do incidente estão sendo apuradas.
A Secretaria agradece a todos os profissionais envolvidos na operação, às forças de segurança e à população do entorno, que colaboraram com agilidade, solidariedade e rapidez diante da ocorrência.
Pelas redes sociais, o Governador Elmano de Freitas determinou que as causas do incêndio serão apuradas


