A Prefeitura de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (10), a entrega de 23 novas ambulâncias para o atendimento emergencial e hospitalar da Capital. O prefeito Evandro Leitão (PT) participou da solenidade.
Como explicou o gestor, o contrato da Prefeitura para o serviço das ambulâncias é de cerca de R$ 17 milhões anuais, valor que engloba desde a manutenção dos veículos até o pagamento de pessoal e à compra de insumos.
Os veículos, que vão compor a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo número 192, e dos hospitais municipais, substituem 23 ambulâncias antigas.
A nova frota é composta por 10 do tipo A, que compõem as redes dos hospitais, como, por exemplo, na necessidade de transferência de um paciente de uma unidade de saúde para outra; e 13 do tipo B, que atendem o Samu e que estavam há oito anos sem serem renovadas.
“Atualizando para que a gente possa salvar vidas”, disse o prefeito, ressaltando que os novos veículos vão conferir mais agilidade ao serviço.
Segundo a secretária de Saúde, Riane Azevedo, os veículos do tipo A são importantes para evitar chamar uma que atenda o Samu e faça com que ela tenha que se deslocar na cidade e perca tempo de atendimento a uma urgência.
Pedido à população
O prefeito Evandro, ainda durante a coletiva, fez um pedido à população da Capital: que não passe trotes ao 192.
De acordo com o gestor, somente neste ano de 2025, já foram mais de 12 mil trotes. “A população tem que nos ajudar”, afirmou.
“Ela [a população]pode nos ajudar evitando situações em que se provoque o deslocamento de uma ambulância sem necessidade”, acrescentou.
De acordo com o chefe do Executivo municipal, sua gestão é feita de forma compartilhada, realizada “pela administração direta, nossos servidores, diretores, secretários, bem como com a população de maneira geral”.

