O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), vai representar todas as cidades da América Latina em painel sobre combate ao calor extremo durante a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30.
O gestor da capital cearense vai participar de três painéis temáticos na próxima terça-feira (11). Em um deles, “Sessão de Alto Nível sobre o Combate ao Calor: Mutirão Contra o Calor Extremo”, ele vai falar por todas as cidades dos países latino-americanos e destacar as experiências da capital cearense no enfrentamento ao aumento das temperaturas e ao efeito de ilhas de calor.
Na ocasião, o chefe do Executivo fortalezense vai lançar o Observatório dos Riscos Climáticos de Fortaleza, uma rede de sensores meteorológicos que monitora, em tempo real, a sensação térmica e outros indicadores nas áreas periféricas. Os dados visam orientar projetos para mitigar o calor na cidade, assim como ações preventivas às inundações.
O Observatório contará com apoio da Parceria para Cidades Saudáveis (PHC), uma iniciativa apoiada pela Bloomberg Philanthropies em parceria com a OMS e a organização global de saúde Vital Strategies.
Por meio do apoio, segundo a Prefeitura, foram adquiridos dez sensores meteorológicos que fornecem dados em tempo real das áreas da periferia de Fortaleza, consultoria sobre a integração e inteligência de dados do observatório, além de intercâmbio entre cidades na mesma parceria, participação em capacitações e eventos.
Além do Observatório dos Riscos Climáticos de Fortaleza, Evandro Leitão também vai discorrer sobre a ampliação das áreas verdes na proposta de revisão do Plano Diretor, expandindo corredores verdes, parques e áreas de preservação, e sobre iniciativas climáticas em parceria com a Educação e a Saúde do município.
Neste painel, Evandro estará dividindo mesa com a diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen; com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva (Rede); com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo; a prefeita de Adelaide (Austrália), Jane Lomax-Smith; além do ministro do Meio Ambiente da Somália, Bashir Jama, e do ministro de Mudanças do Clima de Gana, Seidu Issifu.
Demais painéis
A convite do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o prefeito de Fortaleza também vai participar, ao lado da ministra Marina Silva e do ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), da Sessão Ministerial de Alto Nível sobre Gerenciamento de Resíduos e Economia Circular.
Neste painel, será proposta a assinatura de um pacto referente ao Projeto de Biometano de Resíduos Sólidos nos municípios, promovendo o uso do biometano gerado em aterros sanitários, transformando resíduos sólidos em energia limpa e contribuindo para as metas nacionais de descarbonização.
Também inclusa na programação do prefeito de Fortaleza na COP30 está a participação no painel “Cidades em Rede: Administrações Municipais de Cidades Membros da C40 Debatem Estratégias para Acelerar e Escalar a Implementação Climática”.
O encontro será promovido pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a C40 Cities, e contará com a participação da secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, Tainá de Paula; do secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, João Vicente Leitão; do diretor do Departamento de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Mauricio Guerra; e da analista de Planejamento e Gestão no Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), Dalila Menezes.

