O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quarta-feira (15) que a reunião entre representantes do governo brasileiro e americano será realizada nesta quinta-feira (16).
O encontro reunirá o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Washington (EUA). A missão diplomática tem como objetivo dar continuidade às negociações sobre o tarifaço imposto por Washington desde 6 de agosto e discutir as sanções aplicadas a autoridades brasileiras.
Durante um evento no Rio de Janeiro, em celebração ao Dia do Professor, onde anunciou a Carteira Nacional do Docente (CNDB), Lula comentou a reunião e relembrou a conversa telefônica que teve recentemente com o presidente norte-americano Donald Trump.
“Quando eu fui falar com Trump, a gente estava de mal, mas eu não conhecia ele. E, na ONU, tivemos 29 segundos de química”, brincou o presidente.
Lula contou que a conversa foi amistosa e descontraída:
“Eu disse a ele que estava fazendo 80 anos e que ele faria 80 em junho. Então, combinamos de nos tratar por ‘você’. A relação humana é química — e, nesse caso, virou quase uma indústria petroquímica”, disse, em tom bem-humorado.
De acordo com informações antecipadas pelo blog do Valdo Cruz, da GloboNews, o encontro de quinta-feira deve incluir discussões sobre o uso de uma moeda comum entre países do Brics, proposta que preocupa os Estados Unidos. A ideia foi mencionada pelo próprio Trump, durante uma reunião com o presidente argentino Javier Milei, como um dos pontos de interesse nas negociações com o Brasil.

