Nesta sexta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante evento realizado no Acre. Lula pediu ao senador aliado Sérgio Petecão (PSD-AC) que não assinasse o pedido de impeachment contra Moraes, enfatizando a importância do ministro para a manutenção da democracia no Brasil. “Petecão, por favor, não assine o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, ele está garantindo a democracia”, disse o presidente, conforme informações do Uol.
Lula também aproveitou a ocasião para criticar parlamentares que têm obstruído o funcionamento do Congresso. “Quem deveria ser alvo de impeachment são esses deputados e senadores que tentam fazer greve para impedir que a Câmara e o Senado funcionem. São verdadeiros traidores da pátria”, afirmou.
Além disso, o presidente fez a mesma acusação de “traidor da pátria” contra Jair Bolsonaro e seus filhos. No Congresso, um grupo de parlamentares bolsonaristas tem ocupado as casas legislativas, impedindo qualquer votação até que a pauta do impeachment de Moraes e do projeto de anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro seja discutida.